O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Terça feira, 30 de janeiro de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
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RONDÔNIA
1908 – Pelo decreto N. 6838, o presidente Afonso Pena autoriza o engenheiro Joaquim Catramby a passar à Madeira Mamoré Railway Company, o contrato de construção da Madeira-Mamoré.
1922 – O juiz Geovani Costa quer criar um Patronato Infantil em Porto Velho onde, conforme levantamento feito a seu mando, é grande o número de crianças sem lar.
1976 – A venda da repetidora da TV-Cultura, em Guajará-Mirim foi toda forma legal, disse o governador Humberto Guedes, distribuindo com a imprensa documentos sobre a venda.
1978 – Pelo Decreto 81.272, o governador Humberto da Silva Guedes eleva à condição de distrito de Ji-Paraná a vila de Presidente Médici.
1986 – O prefeito Jerônimo Santana (PVh) confirmou, na convenção do PMDB que o retornou à presidência da sigla, que será o candidato do partido à eleição a governador este ano.
1989 – O asfaltamento da BR-425 (Guajará-Mirim/BR-364), corre o risco de paralisar caso não sejam repassados os recursos para a obra, deixando isolada a “Pérola do Mamoré”.
HOJE É
Dia Mundial da Não Violência e Cultura de Paz. Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. Dia da Saudade. Dia do Padrinho.
Santa Martinha, Santa Jacinta Mariscotti,
BRASIL
1912 – Nasce Herivelto Martins (+ 1.992) autor dentre outras composições “Ave Maria do Morro”. 1869 —Angelo Agostini publica As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, a 1ª história em quadrinhos brasileira.
MUNDO
16 a.C. — Término da construção do Segundo Templo de Jerusalém. 1948 — Mahatma Gandhi (n. 1869) é assassinado por um extremista hindu. 1969 – Os Beatles se apresentam pela última vez em público.
FOTO DO DIA
JOAQUIM CATRAMBY E A EFMM
Um personagem do qual pouco se fala quando o assunto seja a construção da ferrovia Madeira-Mamoré, o engenheiro civil Joaquim Catramby ganhou a concorrência para a construção da estrada. Vencedor da licitação para a obra, ele passou o contrato ao megaempresário Percival Farqhuar.
Tudo sem qualquer problema. A autorização foi feita através de decreto do presidente Afonso Pena. “Em 30 de janeiro de 1908, o contrato com Joaquim Catramby, de construção e concessão da Ferrovia, foi oficialmente transferido para a Madeira-Mamoré Railway Co., pelo Decreto Nº 6.838” (*)
Catramby procurou (**) o ministro da Viação para mudar o local da obra, em razão dos problemas logísticos a se manter o início em Santo Antônio, e pelo Aviso n°2 (16.1.1908) foi dada a preferência pelo início no local proposto, o que oficializou a nascente cidade de Porto Velho.
(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/francisco-matias/porto-velho-pedro-barcellar-e-joaquim-catramby
https://historia-do-brasil-e-do-mundo.hi7.co/farquar-o-dono-do-brasil-56c6551f13d71.html


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

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