Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1919 – De Cuiabá vem a informação: inexiste projeto de mudar a sede do município de Santo Antônio para Presidente Marques (depois Guajará-Mirim), até 1943 áreas do Estado de Mato Grosso.
1941 – A agência do Banco do Brasil (PVh) convoca interessados em comprar ações nominais da Companhia Siderúrgica Nacional.
1949 – O governo do Território coloca para funcionar as estações telegráficas das vilas de Limoeiro e Pedras Negras, no Rio Guaporé.
1955 – A candidata Maria Hosana Lavor, do “Clube Recreativo Guaporé” foi eleita Rainha da Primavera, durante festa no salão nobre do Porto Velho Hotel.
1976 – O jornalista Vinícius Danin confirma a escolha da Miss Rondônia, pela 1ª vez no interior, em Vila Rondônia (Ji-Paraná).
1986 – O ex-deputado Jerônimo Santana é o candidato do PMDB/RO ao governo em outubro. Enquanto isso, a Frente Liberal (PDS/PFL) está rachada e pode implodir.
1989 – Cartórios judiciais de comarcas do interior estão sem atender devido à greve dos servidores do Judiciário. Na Assembleia a oposição tem mais 3 membros da base do governo a favor do impeachment do governador Jerônimo Santana.
HOJE É
Dia Internacional das Crianças Desaparecidas Dia Nacional do Trabalhador Rural. Dia da Indústria. Dia do Massagista. Dia Nacional do Desporto Escolar. Dia Nacional da Adoção. Dia do Orgulho Nerd.
Católicos celebram Santa Maria Madalena de Pazzi, São Gregório VII,
BRASIL
1966 – Decreto do presidente Castelo Branco passa a responsabilidade da EFMM para a Diretoria de Vias de Transporte do Ministério da Guerra. 1900 — Criação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz,
MUNDO
1521 — É assinado o Édito de Worms, que condena Martinho Lutero. 1261 – Nasce o poeta Dante Alighieri (+ 1321) autor de “A Divina Comédia”. 1954 – Morre Robert Capa (+1913), um dos mais célebres fotógrafos de guerra. 1962 – É fundada a banda britânica Rolling Stones.
FOTO DO DIAUMA MORTE ANUNCIADA, A DA EFMM
Chamada “a maior saga ferroviária do mundo” ou “a mais isolada ferrovia do planeta”, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré inaugurada em 1912 subsistiu durante 54 anos, mas em 1966 o decreto 58.501/1966 anunciou: “deverá ser suprimida”.
Fruto do “Tratado de Petrópolis” (com a Bolívia), o mesmo decreto de 1966 deu sobrevida à ferrovia, de que ela funcionaria “até que se construísse a rodovia federal substitutiva”, e em 1972 o trem parou de funcionar.
Deficitária desde que inaugurada, a ferrovia só teria dado lucro nos seus dois primeiros anos de vida. Em 1931 o governo brasileiro assumiu a administração, nomeando o capitão Aluízio Ferreira, como diretor-geral
Dentre os benefícios da construção da Madeira-Mamoré está a criação de Porto Velho, que nem estava no projeto original, surgida em razão, também, da facilidade de atracação de navios de grande porte, iniciando aí o fim da importância regional da cidade de Santo Antônio.
Porto Velho, em 1909, foto atribuída a P. H. Ashemead, engenheiro da obra, conforme Anderson Leno/Saudosismo portovelhense.