O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Domingo, 07 de julho de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1911 – Pelo decreto 8.776, O presidente Hermes da Fonseca concede à construtora da Madeira-Mamoré o uso da faixa de150 mts para cada lado dos trilhos da ferrovia.
1940 – Inaugurada, com muita festa, a estação telegráfica de Fortaleza do Abunã.
1951 –O Território do Guaporé tem pouco mais de 37 mil habitantes: Porto Velho (27.545) e Guajará-Mirim (9.583), segundo jornalista Carlos Mendonça.
1955 – Membros da UDN em Porto Velho e Guajará-Mirim criticam o deputado federal Áureo Melo (PTB/AM) autor do projeto que muda a denominação do Território, de “Guaporé” para “Rondônia”. (Ver FOTO DO DIA)
1982 – Cinco meses depois de seu quartel ter explodido (11 mortos, 10 militares e um civil), é inaugurado o novo quartel da Polícia Militar em Cacoal.
1984 – O Movimento “Grito dos Cantadores”, do Sesc/PVh, abre sua temporada de shows com o espetáculo “Sua Majestade o Sax”.
1986 – Produtos destinados a famílias vítimas da enchente do Rio Madeira, estão sedo vendidos por um funcionário da Defesa Civil, conforme o vereador Afonso Florência, que cobra ação da Polícia Federal no caso. (AM – ed 16985 – Pág 1 e 6)
HOJE É
Dia Mundial do Chocolate.
Católicos celebram Festa de todos os Pontífices Romanos, Santos e Beatos, São Villibaldo, Beata Maria Romero,
BRASIL
1957 – Maracanã: Copa Roca, Brasil 1×2 Argentina. Pelé estreia e marca seu 1º gol pela Seleção, aos 16 anos. 2007 – A estátua do Cristo Redentor (RJ) é eleita uma das Novas 7 Maravilhas do Mundo.
MUNDO
1456 — Um novo julgamento absolve Joana d’Arc de heresia 25 anos após sua execução. 1944 – Acontece a maior “carga banzai” da Guerra do Pacífico, empregada por japoneses na Batalha de Saipan.
FOTO DO DIA
CUTUBAS CONTRA “RONDÔNIA”
Nada contra Rondon, mas grupos de “cutubas”, em Guajará-Miri8m e Porto Velçho protestam contra o projeto do deputado Áureo Melo (AM), mudando de “Guaporé” para “Rondônia a denominação do Território.
Em 1943 Candido Rondon, não aceita “apadrinhar” o Território, supostamente por que o grupo vencedor da revolução de 1930 o perseguira, chegando a ser preso.
Em janeiro de 1947 o Território elege seu 1º deputado federal, Aluízio Ferreira, vencendo Paulo da Cruz Saldanha, quando, conforme o historiador Paulo Cordeiro Saldanha, teria havido fraude.
Em 1954 Aluízio perde de Joaquim Rondon – iniciando a luta quase fraticida: “cutubas” ligados a Aluízio e “peles curtas” ligados a Rondon, depois, Renato Medeiros.
Joaquim Rondon, na campanha, prometera apresentar lei mudando a denominação do Território, mas deu o projeto a Áureo Melo, nascido em Sto. Antônio, criado em Guajará-Mirim e deputado federal pelo Amazonas.
A campanha dos “cutubas” deu em nada, e quem entrou para a história como autor da Lei foi Áureo Melo (FOTO).


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo