O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Quarta feira, 07 de agosto de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1919 – Um grande incêndio destruiu a fábrica de gelo da administração da Madeira-Mamoré. Dentre os salvados, três barras de gelo que se encontravam em local protegido.
1938 – Relatório do 1º semestre do hospital São José (único em Porto Velho): 390 atendimentos diversos, com 17 óbitos, entre homens e mulheres.
1940 – 4 mil nordestinos estão chegando à Amazônia para atuar no esforço de produção da borracha, mas ainda não se sabe quantos deles virão para os seringais do Rio Madeira.
1951 – Quatro feridos e um morto, o saldo de um choque de 2 veículos na estrada de Santo Antônio no domingo passado.
1957 – O governador Jayme Araújo dos Santos elogiou o trabalho de abertura da BR Porto Velho/Cuiabá, cujas obras rodoviárias se encontram no KM 90.
7 – 1985 – O governador Angelo Angelin anuncia a construção de um hospital específico para atendimento de vítimas de doenças tropicais – Cemetron.
1990 – Com o presidente da CBF Ricardo Teixeira no “Aluizão”, a seleção de novos do Brasil derrotou (3×1) a seleção rondoniense. Teixeira também inaugurou a sede da Federação de Futebol.
HOJE É DIA
Dia Nacional do Documentário Brasileiro. Sancionada a Lei Maria da Penha.
Católicos celebram Santa Afra, Santo Alberto de Abati, Santo Caetano de Tiene, São Donato, São Sisto II,
BRASIL
1501 – Portugueses chegam ao litoral do Rio Grande do Norte e implantam o Marco de Touros, símbolo da colonização portuguesa. 1843 – Criação do Instituto dos Advogados Brasileiros, que originou a criação da Ordem dos Advogados do Brasil. 1879 – Registrada a maior nevasca no Brasil: a cidade de Vacaria (RS) ficou debaixo de 2 metros de gelo.
MUNDO
1991 – Tim Berners-Lee coloca on-line o primeiro website, inaugurando a World Wide Web.
FOTO DO DIA
O DA TV É MELHOR
O jornalista Sérgio Valente (Foto)) fazia matéria para seu programa de TV e é abordado por um homem com um garoto: “É o Sérgio Valente, meu filho”. O garoto olha e conclui: “Não é. O da TV é melhor”.
O CABO
Jaru, 1976/77, o cabo da PM, era o juiz, delegado, promotor. O governador Humberto Guedes chega na delegacia, e da porta diz: “Cabo”, que nem se mexe. Guedes repete, o cabo o vê e aí não sabe o que fazer, se fecha a gandola, se perfila, se pede desculpas.
FAIXA ETÁRIA
Edinho Marques, TV-Rondônia, pergunta ao professor de uma colônia de férias qual a faixa etária das crianças. E o professor: “Umas 100, 200 crianças”.
A FEIRINHA
Antonio Campanari assume como interventor de Jaru, e o 1º pedido foi mandar fechar a “feirinha”. Campanari diz que vai tirar, manda o jornalista Zé Carlos Sá anotar.
Na saída quer conhecer a tal “feirinha”.
O Zé já conhecia o local e explicou. “Vai ficar ruim para sua imagem no 1º dia no cargo o senhor ir a “feirinha”, que é como eles chamam a zona”.
P.S. – Em meu livro “A Cesta Página de um repórter” tem muitas mais.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo