ELEIÇÃO 2024: O ÓDIO A ALGUEM LEVA À ALIANÇAS ANTES INIMAGINÁVEIS *Por Aluizio da Silva
De acordo com as leis eleitorais vigentes, os partidos políticos têm até esta quinta-feira, 15, prazo para registrarem suas candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador nos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil, e na sexta, 16, começa oficialmente a campanha.
O jogo pelo poder tem a capacidade de produzir situações surpreendentes.
Políticos têm muitos adversários, mas muitos que eram inimigos mesmo, com trocas de insultos jamais vistas na política, hoje se unem quase sempre para combater um inimigo comum, no caso aquele que parece demonstra mais forças que esses que resolvem se unir para fortalecer o combate àquele.
Dizia Alexis Tocqueville: “Na política, os ódios comuns são as bases das alianças”. Poucas coisas mais verdadeiras. Coalizões políticas são formadas muito mais contra um adversário comum do que função das afinidades ideológicas.
O imortal Nelson Rodrigues disse certa vez: “Nada mais doce, nada mais terno, do que um ex-inimigo”.
Nessa histórica caminhada, o eleitor guajaramirense, assim como em todo o Brasil, será “massacrado” com promessas (muitas absurdas) e terá tempo suficiente para analisar o perfil de cada candidato para definir seu voto no dia 6 de outubro próximo.
Como ninguém tem “um carimbo na testa” para que se saiba quem é bom e quem é ruim, analisar isento de paixão política, de ideologia, é fundamental para uma escolha, se não definidamente correta, de uma menos malévola para o povo nos próximos 4 anos.
A hora de aproxima. Não troque nem venda seu voto, caro eleitor.
Que Deus nos ilumine nessa escolha.
Aluizio da Silva
Administrador e Jornalista
Membro-Fundador da Academia Guajaramirense de Letras (AGL)
Servidor Público Estadual Aposentado