Começa oficialmente a caça ao voto e a esperança de um futuro melhor
ELEIÇÕES 2024
Por: Aluizio da Silva
No dia 06 de outubro próximo, os guajaramirenses têm a responsabilidade de eleger um novo prefeito, um novo vice-prefeito e treze novos vereadores. A escolha deve ser consciente para garantir o progresso do município, pois os novos eleitos assumem seus mandatos em 1* de janeiro de 2025 e irão até 31 de dezembro de 2028.
Mudanças significativas e melhorias devem começar no município e é importante que o eleitor escolha com projetos que sejam factíveis, fugindo de promessas eleitoreiras, oportunistas, incapazes de serem cumpridas.
O sucesso de uma administração pública está diretamente ligada à capacidade dos eleitos de cumprir com suas propostas de campanha.
O município de Guajará-Mirim, dada sua importância para o Estado de Rondônia e para esta faixa de fronteira na Amazônia Brasileira, possui um histórico de lutas e conquistas iniciado em 1929, quando da sua emancipação politico-administrativa, e fruto de ações desenvolvidas por pioneiros que para aqui migraram, incluído-se aí gregos, libaneses, turcos e de outras nacionalidades que aqui buscaram novos horizontes e assim ajudaram a consolidar esta terra.
Ensaiamos tempos de progresso e desenvolvimento, mesclados com crises políticas que freiam uma ação mais contundente na busca pelo melhor para o povo, e que por vezes minam a confiança do guajaramirense em um porvir bem melhor.
Hoje, dia 16 de agosto, começa oficialmente a caça ao voto. É quando o pobre recebe visitas “ilustres” de quem quer conquistar o voto. Os tradicionais tapinhas nas costas, aperto de mão e abraços, passam a fazer parte do cotidiano da população.
Passa a ser normal adentrar sua casa, com a devida permissão do dono, claro, com um largo sorriso no rosto, e os tradicionais “como vai as crianças”? “E os pais”? E por aí vai. Vai até a cozinha e pergunta por um café. Às vezes até se dispõe a fazer um café, se não tiver feito, até fritar um ovo para comer, se lhe for dado liberdade para tal.
Como dizia o Dr. Nagib Jorge Badra, eminente economista e membro de nossa sociedade, quando nos anos de 1970 foi candidato a deputado federal pelo MDB, com o apoio do carismático e saudoso deputado federal Jerónimo Santana, o Homem da Bengala: ‘Em tempo de Copa do Mundo, se fala em futebol; no tempo de carnaval de fala em carnaval; no Natal, em festa de Natal e Fim de Ano: e no tempo de política, se fala em política”.
Que a escolha do nosso eleitor seja a melhor para não passar os próximos quatro anos reclamando dos nossos governantes
*Administrador e Jornalista
Membro-Fundador da Academia Guajaramirense de Letras (AGL)
Servidor Público Estadual Aposentado