O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Terça feira, 03 de setembro de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1911 – Os trilhos da ferrovia Madeira-Mamoré chegam a Abunã, a maior das estações da EFMM – exceto Porto Velho e Guajará-Mirim.
1919 – O grupo Espírita de Porto Velho vai lançar dia 7 de setembro, o seu informativo “A Luz da Verdade”.
1947 – Depois de 18 meses no cargo, o prefeito Carlos Augusto Mendonça deixa a função, muito elogiado por sua administração.
1955 – O Hospital São José, único de Porto Velho, ganha um Centro de Estudos para pesquisas em doenças da região.
1982 – Para construir a hidrelétrica de Samuel, uma parte dos pedrais dali foram explodidos, acabando com um dos lugares mais bonitos da regi]ao.
1984 – Índios Arara e Gavião, na região de Ji-Paraná invadem barracões de colonos, destroem plantações. A Funai manda uma equipe de sertanistas para acalmar as tribos.
1990 – Madeireiros da região de Rolim de Moura e Alta Floresta (RO) são acusados de contratar pistoleiros para matar sertanistas da Funai.
HOJE É
Dia da promulgação da Lei Eusébio de Queirós. Dia do Odontolegista. Dia Mundial do Taekwondo.
Católicos celebram Nossa Senhora da Consolação e Correia, Santa Rosália, São Bonifácio I, São Marino, São Moisés Eremita, Beata Ingrid Elofsdotter.
BRASIL
1850 — D. Pedro II promulgação da Lei Eusébio de Queirós, que proíbe o tráfico negreiro para o Brasil. 1769 – Nasce Tenreiro Aranha (m. 1811), o 1º presidente da Província do Amazonas. 2023 – Um ciclone extratropical na região sul do país mata mais de 40 pessoas.
MUNDO
476 – O fim do Império Romano dá início à Idade Média. 1494 – Portugal ratifica o Tratado de Tordesilhas. 1951 — A 1ª transmissão de TV transcontinental ao vivo é da Conferência Japonesa do Tratado de Paz.
FOTO DO DIA
UMA HISTÓRIA + Q CONFUSA (IV)
Algumas versões do sumiço do tenente Fernando.
1 – Ele, à frente de uma patrulha mista da 3ª Cia e Guarda Territorial, entrou num terreiro, destratando a Mãe-de-Santo, furado os tambores e ela disse que ele seria punido pelos “espíritos da floresta”, conforme a narrativa de outra Mãe de Santo.
2 – Citação relativa ao então governador Aluízio Ferreira: o oficial mandara de balsa, de Belém 8 tratores e ao conferir aqui faltava um, e a informação foi que fora deixado nas terras de Aluízio, no Pará. O tenente teria ameaçado denunciar Aluízio à 8ª Região Militar.
3 – O oficial teria se aproximado de uma jovem muito bonita e Aluízio não gostara.
4 – Em evento pelo 100º ano de nascimento de Aluízio, o ex-governador Ênio Pinheiro negou culpa do seu parente e apresentou versões, como:
A – Os índios Bocas-Negras o sequestraram.
B – O oficial se perdeu na selva (mateiros experientes nada encontraram); caído num buraco, idem; um animal o teria devorado, idem.
Porto Velho, década de 1940. Foto Pereira


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo