por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1913 – Inaugurada a igreja de Santo Antônio de Pádua (MT), desde 1945 um bairro de Porto Velho.
1919 – O organizador da banda de música de Porto Velho, Raul Andrade, prestou contas do festival de cinema que rendeu líquido – após pagar as despesas – 90 réis, e agora anuncia o curso de música com 2 dias de teoria musical e 3 de prática.
1943 – Pelo decreto que criou o Território do Guaporé ele terá 4 municípios: Guajará-Mirim, Porto Velho, Lábrea (retorna ao Amazonas em 1944), Santo Antônio (depois incorporado como bairro a Porto Velho).
1981 – Com previsão de passar a Estado, já há candidatos em Rondônia, que elegerá vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, e senadores. Não haverá eleição a governador.
1982 – Pilotos que atuam no aeroclube de Porto Velho denunciam que não têm qualquer direito trabalhista, e em caso de acidente as famílias ficam desamparadas.
1982 – Membros do PDS lamentaram a saída do ex-governador Humberto Guedes, que solicitou desfiliação do partido, sem maiores explicações.
1985 – Uma menina de 13 anos, mordida por um cão em Porto Velho, morreu vítima de hidrofobia, o 1º caso que acontece em Rondônia nos últimos 5 anos.
HOJE É
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Dia da Árvore. Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer. Dia Internacional da Paz. Dia do Fazendeiro.
BRASIL
1915 – Dirigido por Antonio Leal, estreia o filme “A Moreninha”, sem som e baseado na obra “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo (1820/1882). 1963 — Em Londrina (PR) é inaugurada a TV Coroados, a 1ª emissora de TV do interior do Brasil.
MUNDO
1893 — É dirigido pela primeira vez um automóvel movido a gasolina. 2013 — Militantes islâmicos da Al-Shabaab atacam um shopping no Quênia, matando dezenas de pessoas.
FOTO DO DIAO TEMPLO MAIS ANTIGO DE RO
Criado em 1908, o município de Santo Antônio do Rio Madeira (MT) seria instalado só em 1912, e no ano seguinte uma missa, celebrada pelo padre Raimundo Oliveira, inaugurou a igreja de Santo Antônio de Pádua, o 1º templo religioso de Rondônia.
À época Santo Antônio já vinha sendo esvaziado devido à instalação em Porto Velho do principal canteiro de obras da Madeira-Mamoré, e a capela ficou abandonada, pior a partir de 1945, quando o município foi incorporado como bairro de Porto Velho.
Em 1986 a Câmara Municipal de Porto Velho aprovou lei, sancionada pelo prefeito Tomás Correia, passando a ser, a capela de Santo Antônio “Patrimônio Cultural, Histórico, Material e Religioso” do município, mas a falta de atenção ameaçou a estrutura do templo.
A recuperação foi feita pela construtora da hidrelétrica de Santo Antônio. A capela é localizada na estrada de Santo Antônio, a 7 KMs do centro da capital.
A capelinha, agora, faz parte da paróquia Nossa Senhora de Fátima, com missa domingo, às 10 horas.