O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Domingo, 22 de setembro de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325

RONDÔNIA
1918 – O sorteio “Um prêmio de natal”, coordenado pelo jornal “Alto Madeira”, vai oferecer ao ganhador uma viagem na 1ª classe de um dos barcos da “Amazon River” no trecho Porto Velho/Manaus/Porto Velho. O sorteio será dia 25 de dezembro.
1940 – Criado em Guajará-Mirim o Fronteira Futebol Clube, presidido pelo coronel Paulo da Cruz Saldanha.
1948 – O Ministério da Educação autorizou recursos para construir 15 escolas rurais, um grupo escolar em Guajará-Mirim e, em Porto velho, um grupo e a Escola Normal.
1967 – O topógrafo Luiz Miranda, contratado pela Prefeitura, está demarcando a área do futuro cemitério municipal, na zona sul da capital, em área de 20 hectares.
1983 – Devido ao congestionamento, 3 mil ligações não foram completadas, em Rondônia, as 20 horas da campanha “Nordeste Urgente”.
1984 – Mesmo sem qualquer estrutura de apoio ao turista, o trem da Madeira-Mamoré vai funcionar neste domingo na viagem de Porto Velho a Santo Antônio.
1984 – O presidente do TJ desembargador Cezar Montenegro, confirmou a implantação do plantão no período da tarde, e que as provas para juiz de direito serão em outubro.
HOJE É
Dia Nacional do Atleta Paralímpico. Dia Mundial sem Carro. Dia da Juventude do Brasil. Dia do Contador. Dia da Defesa da Fauna.
Católicos celebram Santa Emérita, Santa Basila, São Mauricio, Santos Focas, Santino e Emerano – mártires.
BRASIL
1959 – Lei assinada pelo presidente Juscelino Kubitschek promove, postumamente, Alberto Santos Dumont (1873/1933) a Marechal do Ar. 1988 – A Assembleia Constituinte aprova o texto definitivo da nova Constituição brasileira.
MUNDO
1866 — Guerra do Paraguai (1864/1870): A Batalha de Curupaiti é a única vitória significativa do Paraguai. 1888 — Publicada a 1ª edição da National Geographic Magazine. 1958 – Nasce Andrea Bocelli, tenor e compositor italiano.
FOTO DO DIANOSSOS AEROPORTOS
Em 1940 o presidente Getúlio Vargas veio a Porto Velho, mas seu avião – em realidade um hidroavião – não pousou no Aeroporto do Cayari, que em 1941, em homenagem ao primeiro titular do Ministério da Aeronáutica passou a ser chamado “Salgado Filho”.
A pista era em cascalho, incompatível para o pouso de jatos, e no final da década de 1960 Porto Velho ganhava seu primeiro aeroporto asfaltado, o “Belmont”, distante 7 KM da cidade, pela única estrada de acesso, a “Lauro Sodré”.
O prédio do “Belmont” tinha um andar superior, aonde as pessoas iam para receber/despedir de quem viajava, ou só para ver o sobe/desce dos jatos, além de uma praça de alimentação onde era possível ver, pela vidraça todo o movimento.
O “Belmont” em 2002 ganhou um prédio novo, agora denominado “Governador Jorge Teixeira de Oliveira”, inaugurado pelo governador José Bianco. Citado como “internacional”, talvez por problemas burocráticos, o antigo “Belmont” continua sem internacionalizar voos.
O velho “Belmont” e o espaço superior para “adeuses” que não tem no novo prédio.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo