O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Sexta feira 04 de outubro de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1942 – Encaminhada a doação da população de Porto Velho para compra de um navio para a marinha brasileira: quase 11 contos de réis.
1946 – O Centro Guaporeense de Letras, que reúne intelectuais do Território, homenageia amanhã, 5, a República Portuguesa, com sarau literário no Clube Internacional.
1949 – O jornal “Alto Madeira” anuncia sua nova etapa, com 4 edições semanais.
1973 – Criado pelo Incra o Projeto Integrado de Colonização Paulo Assis Ribeiro, com sede em Colorado.
1981 – O governador Jorge Teixeira anuncia mais 6 agências do BB em Rondônia e a previsão do início do asfaltamento da BR, mas criticou o PMDB que tenta, disse, “atrasar o andamento da lei que cria o Estado”.
1983 – Os deputados federais, conforme a agência EBC/BSB, não querem proximidade do governador Jorge Teixeira.
1990 – Pesquisas de “boca-de-urna” indicam que as chances de irem ao returno da disputa pelo governo são de Olavo Pires e Valdir Raupp.
HOJE É
Dia Mundial da Natureza. Dia Mundial dos Animais. Dia Nacional do Paisagista, Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, e Dia Nacional dos Agentes de Combate às Endemias.
Dia do Bartender ou Barman. Começa a Semana Mundial do Espaço.
Católicos celebram São Francisco de Assis,
BRASIL
1942 – O presidente Getúlio Vargas institui o Cruzeiro como a moeda oficial do Brasil. 1891 – Nasce Assis Chateaubriand (m. 1968), o 1º megaempresário dos meios de comunicação brasileiro.
MUNDO
1582 — O calendário gregoriano é introduzido pelo papa Gregório XIII. 1957 – A União Soviética lança o satélite Sputinik, o 1º satélite artificial a orbitar a Terra.
FOTO DO DIA
ANISIO E O MOTO NO MARACANÃ
21 de agosto de 1969 teve um gosto duplo para o torcedor rondoniense: naquela tarde o Brasil ganhava de 5×1 da Colômbia, pela eliminatória da Copa do México, e praticamente “Passava a régua” para disputar a competição.
Para os torcedores do Moto Clube (PVh) foi uma tarde especial, porque o “clube da família Rocha” fez, no Maracanã o “esfria sol” do clássico sulamericano contra um time da Petrobras, representado por jogadores de 2 clubes (América e do Bangu) do campeonato profissional carioca.
Ao final 3×3 com apresentação de gala do meiocampista Bacu, que marcou um dos gols do Moto e recebeu dois convites para jogar no Vasco e no Flamengo, mas optou por voltar para casa.
Walter Santos, autor de um gol na cobrança de falta, “colocada lá onde a coruja dorme”, lembrou o placar: 3×3. Pelo time porto-velhense marcaram: Manoel, Bacu e Walter Santos.
Anos depois, em sua casa, o zagueiro Gervásio recebeu seu companheiro daquela partida, Bacu, e o jornalista Anísio Goraieb (à direita) para lembrar o feito.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo