ERRATA: A data certa do início da Guerra do Praguai foi 1864 e não 1964.
Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325RONDÔNIA
1941 – O tenente Emiliano de Melo Sampaio instala em Porto Velho a agência da Capitania dos Portos, até então sediada em Guajará-Mirim.
1956 – Confirmado o réveillon no Porto Velho Hotel, com carnaval a partir da zero hora e traje à rigor de “damas e cavalheiros”.
1960 – Depois de 60 dias de viagem, chega a Porto Velho a Caravana Ford, primeiros veículos que vieram pela BR-29 desde São Paulo, sob comando do mecânico Eduardo Lima e Silva, Seu Dudu.
1967 – A Sociedade dos Amigos de Vila Rondônia, Savir, denuncia que a Vila está abandonada: não tem luz elétrica, a escola é da igreja católica, só há 1 policial para quase 5 mil moradores e o atendimento é feito “por patriotismo do 5º BEC”.
1988 – O coronel PM Walnir Ferro assume o complexo penitenciário “Ênio Pinheiro”, em Porto Velho, onde as fugas e a violência são constantes.
1990 – Um santuário ecológico que começava em 1990 a chamar a atenção de turistas e amantes da natureza dentro do Estado de Rondônia, o Vale do Guaporé. VER EM “FOTO DO DIA”. (AM ed 20.759 – pág 12º)
HOJE É
Dia do Salva-Vidas. Dia da Marinha Mercante Brasileira. Dia Nacional do Petroquímico. Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito.
Católicos celebram os Santos Inocentes, São Teonas,
BRASIL
1882 – No seringal “Volta da Empresa” é instalada a futura cidade de Rio Branco (AC). 1558 – Chega a Salvador Mém de Sá (1498/1572), o 3º governador-geral do Brasil. 1980 – O presidente Fernando Color assina a lei 8.080, base do surgimento do SUS.
MUNDO
1993 – O Vaticano reconhece oficialmente a existência do Estado de Israel. 1895 – Os Irmãos Lumière inventam o cinematógrafo, que deu origem ao cinema atual.
FOTO DO DIA
O SANTUÁRIO ECOLÓGICO
“Um imenso santuário ecológico”. Assim o jornalista Edmar Coelho inicia a reportagem especial sobre o Vale do Guaporé, na edição do dia 28/12/90, lembrando a falta de projetos voltados para a regi]ao.
Conhecedor da região e apaixonado por ela, Edmar destaca todos os atrativos que o visitante daquele imenso caudal negro – que mais adiante toma a cor amarelada com a mistura das águas do Rio Guaporé com o Mamoré, incluindo o Real Forte do Príncipe da Beira.
O texto lembra ainda do esforço de preservação da natureza e de seus costumes, como a Festa do Senhor do Divino Espírito Santo, existente desde 1.894, onde acontece a maior procissão fluvial do mundo.
Implantado em 1976 pelo secretário Edgar Cordeiro, como forma de preservar e incentivar a criação de tartarugas, o projeto é mostrado, agora com participação direta de moradores da região.
A reportagem também tem queixas, com a chegada de madeireiros e outras pessoas sem a preocupação com o ambiente natural da região.