TURISMO: Um motor de desenvolvimento sustentável

Por: Aluizio da Silva
O município de Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolivia, possui belezas naturais e atrativos históricos, culturais, naturais e ecológicos capazes de transformar nossa história e alavancar a economia se devidamente planejado, organizado e executado com profissionalismo que o caso requer, levando o município a vivenciar temporadas históricas gerando valores que refletirá uma evidencia clara do papel estratégico do turismo na economia do município. O impacto será diretamente sentido nos setores como hotelaria, gastronomia e transporte, a atividade turística reforça sua relevância como alavanca económica, especialmente em um momento em que s nova administração municipal busca alternativas de alavancar o progresso e o desenvolvimento desta terra de Rondon e que a geração de emprego e renda é crucial para o município.
Durante a alta temporada, em qualquer cidade brasileira, coincide com o aumento da demanda por serviços, criando oportunidades para pequenos e médios negócios e fomentando um efeito multiplicador que beneficia toda a cadeia produtiva. A dinâmica mostra, então, que, além da beleza natural, o município deve possuir uma vasta visão estratégica que transforme paisagens em prosperidade. O turismo em Guajará-Mirim não deve ser apenas uma fonte de receita imediata, mas sim uma estratégia de futuro que, se bem conduzida, poderá levar o município a novos patamares econômicos.
A mãe Natureza nos abençoou com dádivas como cachoeiras, serras, rios, praias, e nossos antepassados com obras históricas como a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Catedral Nossa Senhora do Seringueiro, o Museu Municipal e tantos outros pontos que se tornaram históricos.
O município deve explorar esse rico acervo histórico e iniciar um planejamento para por em prática a exploração do turismo como uma forma de economia sustentável. E o homem certo pra desenvolver esse trabalho chama-se Ricardo Lira Maia, o Ricardinho Tô na Night, ex-secretario municipal de Cultura, Esporte e Turismo, e hoje Vice-Prefeito Municipal.
Administrador e Jornalista
Membro-Fundador da Academia Guajaramirense de Letras (AGL)
Filho de Guajará-Mitim e servidor público estadual aposentado.





