O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Quinta feira, 24 de abril de 2025


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 9325
RONDÔNIA
1919 – Instalado em 1915, com dezenas de árvores já plantadas, o Horto Municipal está sendo destruído por vândalos.
1921 – Para o jornalista Álvaro Maia, a dependência amazônica da economia pela produção da borracha prejudica Porto Velho, garante o jornalista Álvaro Maia, que de janeiro de 1922 a dezembro de 1923 seria prefeito do município.
1951 – Criado em 1942, o Aeroclube de Porto Velho realiza uma série de atividades, incluindo voos panorâmicos pilotados por seus ex-alunos.
1976 – Em 2º mandato, o deputado federal Jerônimo Santana nega que só saiba criticar, citando ter 2 projetos que considera de altos níveis, em fase final de montagem, mas não citou suas áreas.
1984 – Por falta de incentivos e correção de preços, a produção da borracha natural na Amazônia está condenada, denuncia o deputado federal (RO) Chiquilito Erse.
1989 – O presidente da Assembleia Legislativa deputado Osvaldo Piana levou à secretária de Planejamento, Janilene Melo, as queixas de aposentados na demora de receberem seus salários.
HOJE É
Dia Nacional da Família na Escola. Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Dia Internacional do Milho. Dia Internacional do Jovem Trabalhador. Dia Mundial da Medicina Veterinária.
Católicos celebram Festa da Conversão de Santo Agostinho, Santas Maria Cleófas e Salomé, Santa Maria Isabel Hesselblad, São Fidélis de Sigmaringa,
BRASIL
1992 — Nasce Rafaela Silva, a 1ª brasileira campeã mundial e Olímpica (1916) de Judô. 1982 — Morre Sérgio Buarque de Holanda (n. 1902), historiado e escritor brasileiro.
MUNDO
1914 — Apresentado à Sociedade de Física Alemã um pilar da mecânica quântica feito por Franck-Hertz. 1967 — O cosmonauta Vladimir Komarov (n. 1927), URSS, torna-se o 1º ser humano a morrer em missão espacial. 2005 – O alemão Joseph Aloisius Ratzinger (n. 1927) torna-se o 265º papa da Católico, papa Bento XVI.
FOTO DO DIAOS DOIS MINISTROS (III)
Mário David Andreazza fora ministro dos Transportes nos governos Costa e Silva e Médici. Em 1979 o presidente João Figueiredo o nomeia ministro do Interior, sendo certo que a nomeação do ex-prefeito de Manaus Jorge Teixeira tenha sido indicação sua.
Ao contrário de Rangel Reis, que era civil, Andreazza era coronel da reserva do Exército, e nas duas vezes que fora ministro tornou-se responsável por grandes obras, como a ponte Rio-Niterói e a rodovia Transamazônica.
Em sua gestão no Ministério dos Transportes, foi aberta a rodovia BR-319, ligando Ma naus a Porto Velho. Quando ministro do Interior teve importantes participações em projetos de grande valor para Rondônia.
Dentre esses estão o asfaltamento da BR-364, a construção da Hidrelétrica de Samuel iniciada em 1982. Mas o grande momento do ministro Mário Andreazza foi relativo ao projeto de estruturação básica para que Rondônia desse os seus primeiros passos como Estado.
Na foto, Andreazza (à direita) com Figueiredo © e Teixeira inaugurando o asfalto da BR-364


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo