
Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1907 – O joranl “Engineering News”, (EUA), noticia que no navio “Grangrense” saiu levando engenheiros e trabalhadores para a obra da Madeira-Mamoré.
1950 – Criada a Associação Guaporense de Imprensa, precursora da Associação dos Jornalistas Profissionais de Rondônia e do Sindicato da categoria.
1954 – Uma quadrilha eu vinha assaltando residências em Porto Velho há meses, foi presa numa “tocaia” da polícia.
1985 – A 10 dias da posse do governador Angelo Angelin no governo do Estado, ele denunca que, com sua família, estão sendo ameaçados de sequestro.
1991 – Reportagem da jornalista Alice Thomas mostra que a greve dos professores, há quase 90 dias, já ameaça o ano escolar
2005 – A Assembleia Legislativa aprova a Lei Complementar 312 (Zoneamento Socioeconômico e Ecológico), o 1º Estado a ter essa legislação.
HOJE É
Dia Nacional da Matemática no Brasil. Dia do Cartógrafo. Dia do Engenheiro Cartógrafo.
Católicos celebram São Domingos Sávio – Mártires,
BRASIL
1826 — A Assembleia Geral do Império do Brasil (atual Congresso Nacionar) realiza sua 1ª sessão.
1885 – Nasce Júlio César de Mello e Souza (+ 1921), o “Malba Tahan”, patrono da Matemática no Brasil,
MUNDO
1840 – A Inglaterra emite o “one penny black” a 1ª emissão de selos postais do mundo. 1889 – A Torre Eiffel é oficialmente aberta ao público durante a Exposição Universal em Paris. 2020 — Astrônomos anunciam o 1º buraco negro em um sistema estelar visível a olho nu.
FOTO DO DIAMUDANÇA PREJUDICIAL
Em 1990 deputado federal José Guedes (PSDB/RO) relatou, na Câmara Federal, o projeto que criou a Zona de Livre Comércio de Guajará-Mirim, regulamentada pelo Decreto 843/93 e instalada pelo governador Osvaldo Piana.
Mas o então deputado federal José Guedes, eleito em 1992 prefeito de Porto Velho, lembra que a partir da aprovação pela CCJ da Câmara Federal, seguiu em frente e foi alterado quando ele já não era mais deputado.
Ele conta que foi procurado por um importante empresário amazonense com altos interesses na ZF manauara, “mas eu neguei alterar meu texto e fazer como ele queria”. A emenda, colocada no projeto já em 1991, quando Guedes não era mais deputado “tirou autonomia da nossa ZLC, atrelando a de Guajará-Mirim à daquele Estado”.
Para o ex-deputado isso contribuiu muito para o esvaziamento da Área de Livre Comércio da nossa fronteira.
Isso além da inexperiência de muitos dos que instalaram lojas na “Pérola do Mamoré” e a falta de estrutura para um turismo rentável, e hoje é comum ouvir-se, a nossa ZLC tenha sido transformada apenas num carimbar de notas de carretas.