Os contracheques dos militares: surpreenda-se ao saber quanto recebe um sargento das Forças Armadas brasileiras
Mesmo com reajuste, salário dos militares das Forças Armadas fica abaixo do que recebe a maior parte das categorias do governo federal

Após o reajuste em duas parcelas concedido pelo governo federal, os salários dos militares do Exército, Marinha e Força Aérea permaneceram abaixo das remunerações recebidas pela maior parte das categorias ligadas ao serviço público federal, legislativo e judiciário.
O salário inicial de um policial legislativo está na casa dos 19 mil reais. Um técnico legislativo empregado na Câmara dos Deputados, recém contratado, tem também salário na casa dos 19 mil reais.
O salário dos sargentos das Forças Armadas e a jornada de trabalho
Os salários dos militares das Forças Armadas são formados por soldos, vantagens e descontos. A partir de abril de 2015 foi incorporado aos salários um reajuste de 4.5% concedido pelo governo Federal através de medida provisória.
Composição do salário do terceiro-sargento: I – soldo; II – adicional militar; III – adicional de habilitação; IV – adicional de compensação por disponibilidade militar, observado o disposto no art. 8º desta Lei; V – adicional de tempo de serviço, observado o disposto no art. 30 da Medida Provisória nº 2.215-10, de 31 de agosto de 2001; VI – adicional de compensação orgânica; e VII – adicional de permanência.
O soldo do sargento do Exército, após o reajuste de abril de 2025, passou para o valor de R$ 3.997,00. Alguns dos militares na graduação de terceiro-sargento recebem adicionais de habilitação no percentual de 45% sobre os soldos, adicional de compensação por disponibilidade militar no percentual de 6% e adicional militar de 16%.
Os descontos para o fundo de saúde, imposto de renda retido na fonte e seguro de vida obrigatório somam geralmente um valor na casa dos 1.6 mil reais. Ao final de tudo isso, um militar na graduação de terceiro-sargento na Marinha do Brasil, Exército ou Força Aérea recebe valores na casa dos 5.4 mil reais, podendo variar pra mais ou menos em cerca de 300 reais, a depender do número de dependentes, dos cursos realizados etc.
A jornada de trabalho de um terceiro-sargento, se estiver em uma escala de serviço 4×1 pode ser na faixa de 64 horas semanais, cerca de 50% acima da jornada estipulada para um trabalhador civil.
Em dezembro de 2024 o governo federal apresentou um projeto de lei com proposta de mudanças em regras estabelecidas para os militares das Forças Armadas. Em redes sociais a discussão entre membros da tropa é quase sempre em torno dos valores do salário e do possível aumento da idade limite para a transferência para a reserva remunerada. Se a proposta do governo for aceita há expectativa de que muitos militares peçam demissão por conta da conjunção negativa salário baixo + aposentadoria tardia.