Guajará MirimZona Livre

CÂMARA DE GUAJARÁ E DISTRITOS: SOMAR FORÇAS É IMPORTANTE PARA OS MORADORES DAS LOCALIDADES


Por: Aluizio da Silva

Era fato notório e comum em legislaturas passadas, a Câmara Munucipal de Guajará-Mirim realizar sessões ordinárias nas sedes dos dois distritos: Iata e Surpresa, nitidamente neste último, pelo menos uma vez por ano, coisa que, salvo engano de minha parte, ainda não ocorreu neste ano de 2025. A iniciativa cabe, sem dúvidas, ao Presidente do Poder Legislativo.
E por que essa medida é importante? Porque a medida é simples, mas poderosa ao levar a Câmara para perto das pessoas para estar mais perto das pessoas, das comunidades, ouvindo de perto as demandas da população e mostrando, com transparência, como funciona o trabalho legislativo dos 13 edis que compõem nossa egrégia Casa de Leis.
O contato pessoal e constante com os moradores dos distritos é importante para traçar políticas públicas voltadas para essas comunidades, especificamente para Surpresa, dada a sua longa distância para a sede do município e as naturais carências em termos de transportes.
A propósito, essas sessões, quando realizadas nos distritos, deveriam também oferecer algo diferente, além da missão legislativa, ações sociais como atendimento aos mocroempreendedores, serviços de emissão de documentos, atrações culturais e fomento à cultura e tecnologia com a presença de setores especializados da Casa de Leis em cada um desses setores e, porque não, contando com a participação de pastas da Prefeitura do Município, numa autêntica conjugação de esforços para levar mais cidadania a esses brasileiros que vivem praticamente isolados dos grandes centros e carentes de inúmeras ações voltadas para o social.

*Aluizio da Silva é Administrador e Jornalista
Membro-Fundador da Academia Guajaramirense de Letras (AGL)
Filho de Guajará-Mirim e servidor público estadual aposentado.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo