O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Sexta feira, 17 de outubro de outubro


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1946 – Dom Pedro Massa, bispo do Amazonas, fez sua última visita a Porto Velho, para dar posse ao ´primeiro bispo portovelhense, D. João Batista Costa.
1948 – A Câmara Federal aprovou projeto do deputado Aluízio Ferreira concedendo CR$ 400 mil para melhoras no porto de Porto Velho.
1950 – O deputado federal Aluízio Ferreira derrota seu ex-aliado Joaquim Rondon e é reeleito deputado federal.
1981 – Imensos atoleiros fecham a BR-364 entre Vilhena e Pimenta Bueno, onde muita gente passa fome e há muitos doentes.
1990 – A morte do senador Olavo Pires ocupou as edições de todos os jornais de Porto Velho, enquanto cresce a expectativa sobre quem irá ao returno com Valdir Raupp.
1990 – Na madrugada de hoje o juiz eleitoral Salatiel Sousa admite: o deputado Osvaldo Piana, o 3º no turno da eleição a governador deve ser convocado para o returno.
HOJE É DIA
Internacional para a Erradicação da Pobreza. Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira. Dia do Eletricista. Dia do Profissional da Propaganda. Da Agricultura. Nacional da Vacinação. Dia Música Popular Brasileira
FOTO DO DIAA MELHOR PAUTA DE PORTO VELHO (II)
Nas muitas vezes que veio a Porto Velho quem “batia ponto” no “Café Santos” era o ministro do Interior Rangel Reis, com o governador Humberto Guedes.
Foi ali que Humberto Guedes fez a primeira cobrança pública a favor do Estado e cobrou do Ministério do Interior tratamento melhor a Rondônia, em relação aos outros dois territórios, explicando: Continuando como está é agir contra o interesse nacional”
Passava ali a maior parte da população de Porto Velho no ir-e-vir de cada dia e sempre tinha novidade. Desde cedo o balcão ficava pequeno para quem ia tomar cafezinho, e em meu caso ajudou a aprender Rondônia.
Jornalista Montezuma Cruz: “O Café Santos tinha seu glamour, onde encontrávamos 60% de nossas fontes. Lá conheci juízes, cantores, seringalistas, afro-antilhanos, militares, indígenas, mulheres, advogados, religiosos e até foragidos da lei”.
“Para os fumantes ou só queria um bom café, era só encostar no balcão circular, daí engatar um bom papo e até fechar negócios; saudades dessa época.”
Encostado numa coluna do “Café Santos”, com o paletó no braço, o vereador João Gonzaga


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo