PROFESSORES LANÇAM LIVRO ABORDANDO TEMAS DE RESERVAS EXTRATIVISTAS DE GUAJARÁ-MIRIM

Um grupo de professores guajaramirenses uniu-se e lançou um livro que aborda temas ligados à cultura dos povos que habitam as reservas extrativistas do município de Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia. lançamento ocorreu na noite deste dia 02 de maio, domingo, através de uma live nas redes sociais.
O livro traz como título “Florestas e rios: a encantaria amazônica”. As histórias narradas no livro fazem parte de pesquisas realizadas em reservas extrativistas de Guajará-Mirim e tem o objetivo de chamar a atenção da população para a realidade cultural dos sujeitos extrativistas ribeirinhos da Amazônia, valorizando suas vivências, suas práticas e suas crenças.
Segundo a executora do projeto, Eva da Silva Alves, “a obra é construída a partir de um texto de linguagem mista para possibilitar a leitura das partes daqueles que não tiveram acesso ao letramento. Além disso, as imagens despertam o imaginário cultural amazônico”.
Ao autores do livro são Eva da Silva Alves, José Maiko Farias Amin e Auxiliadora dos Santos Pinto. A editora é a Educare o ilustrador é Bruno A. Cruz. Todos eles são membros do Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas – GEIFA, da Universidade Federal de Rondônia – UNIR.
Eva da Silva Alves nasceu e cresceu no Seringal do Rio Novo, na Reserva Extrativista do Rio Pacaás Novos, hoje reside em Porto Velho onde faz doutorado em sua área na Faculdade Católica de Rondônia.
Auxiliadora dos Santos Pinto é doutora em Educação e trabalha na UNIR- Campus de Guajará-Mirim. É filha de colonos e irmã do ex-vereador Roberto dos Santos Silva, o Roberto do Mercado. É também da Academia Guajaramirense de Letras (AGL).