Dia do Exército é comemorado no 6º BIS, Prefeito Noronha compareceu a solenidade.
O prefeito Cicero Alves de Noronha Filho esteve nesta manhã de quinta-feira, 19, acompanhado da primeira-dama Alessandra Cortez Noronha, prestigiando a formatura em comemoração ao Dia do Exército, no 6º BIS Batalhão de Infantaria e Selva em Guajará-Mirim. Noronha, desde quando assumiu o comando do Palácio Pérola do Mamoré sempre tem mantido esse laço de amizade com todas as instituições.
Várias autoridades militares e civis estiveram no evento, assim como público infantil e militares da reserva remunerada, homens que também ajudaram a construir história do Exército Brasileiro na região.
O comandante do Batalhão de Infantaria e Selva, Coronel Fábio Pinheiro Lustosa, lembrou que o Exército Brasileiro tem papel de destaque “em reconhecidas participações no exterior, nas Forças Internacionais de Manutenção da Paz, e também em sua atuação em território nacional, e aqui na fronteira nossa missão é de sentinela avançada e assim temos feito. Ainda durante a cerimônia, o comandante ressaltou que historicamente o exército brasileiro começou a partir da Independência do Brasil, em contrapartida, as mobilizações de brasileiros para a guerra. O Exército Brasileiro Existe desde o processo de colonização do Brasil, que aconteciam em meados de 1550 a 1610. Na era colonial, na Batalha de Guararapes, os efetivos portugueses eram formados basicamente por brasileiros de todas as raças, por este motivo o dia 19 de abril de 1648 a data da primeira batalha é tida como o Aniversário do Exército Brasileiro.
O Dia do Exército celebra a vitória brasileira contra os holandeses na Batalha de Guararapes, nas proximidades de Recife (PE). É o marco do nacionalismo brasileiro.
Em 1648, para expulsar as forças invasoras, índios, brancos e negros se uniram, comandados por Felipe Camarão, Vidal de Negreiros e Henrique Dias, representantes dos três principais grupos étnicos do Brasil. A partir de Decreto Presidencial, de 24 de março de 1994, foi instituído o dia 19 de abril como data oficial da instituição.
Antes do encerramento da solenidade os militares da reserva remunerada, juntos com os que estão na ativa desfilaram ao comandante e aos presentes. A solenidade também foi marcada com o desfile de um grupo de crianças do Pré-Escola CSU.[2jslideshow 10630]
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da PMGM