Inscrições para eleitor trabalho no apoio logístico do TRE seguem até 30 de julho
As inscrições para o Apoio Logístico Voluntário do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) foram prorrogadas até o dia 30 de julho, próxima segunda-feira. O alerta é para os cidadãos e eleitores do interior do estado que ainda não se inscreveram e têm interesse em realizar atividades referentes ao pleito de 2018 ano por até dez dias, distribuídos nos dois turnos de votação das eleições gerais.
Além de se beneficiar socialmente e contribuir com o fortalecimento da democracia, o cidadão que se voluntariar terá outras vantagens, tais como: desempate em concursos públicos, folgas em dobro do trabalho executado, isenção da inscrição em concursos públicos do Poder Público e do Estado de Rondônia e, para os universitários, certidão de horas de atividades complementares.
O apoio logístico deverá ser executado, efetivamente, por até dez dias, distribuídos nos dois turnos de votação das eleições 2018, de acordo com a Resolução TSE nº 23.554/2017, art. 17, excluindo-se desse limite de dez dias de convocação os necessários ao treinamento preparatório dos voluntários selecionados pela Justiça Eleitoral em Rondônia.
Esse serviço eleitoral específico consiste em atividades como vistoria e preparação das urnas, montagem das seções eleitorais, verificação dos dados das urnas, suporte às seções eleitorais no dia da votação e transmissão eletrônica dos resultados do pleito.
Não podem ser nomeados para apoio logístico: menores de 18 anos, candidatos às eleições ou seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive o cônjuge; os membros de diretórios de partidos, desde que exerçam função executiva; as autoridades e agentes policiais, assim como funcionários no desempenho de cargos de confiança e os que já pertencem ao serviço eleitoral.
O eleitor interessado em auxiliar a Justiça Eleitoral em Rondônia nas atividades das eleições 2018 deverá efetuar sua inscrição até o dia 30 de julho de 2018, ou pessoalmente na zona eleitoral a que estiver vinculado. Para que os voluntários não sejam prejudicados no dia da votação, o TRE-RO fará a distribuição dos auxiliadores de acordo com seus domicílios eleitorais, na capital e no interior.
A inscrição do eleitor para apoio logístico voluntário não garante a convocação pela Justiça Eleitoral em Rondônia. A nomeação será confirmada após a verificação dos impedimentos previstos na legislação aplicável.
Fonte: A Pérola do Mamoré/ Rondôniaagora