Saúde: Dia “D” de vacinação em Guajará-Mirim. População precisa se prevenir
Erradicadas há anos no Brasil, algumas doenças voltaram a afetar a população, o que leva preocupação as pessoas e profissionais da saúde no geral. Estados do Amazonas e São Paulo já confirmaram casos de sarampo. Segundo o Ministério da Saúde, a meta de vacinação da população atual está muito abaixo do índice desejado.
Em Guajará-Mirim, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), como em outras cidades do país, antecipou a vacinação e neste sábado (21), ocorre o Dia D de Vacinação Contra a Pólio.
A reportagem do site A Pérola do Mamoré, esteve juntamente com a enfermeira Elaine Cruz, Chefe do Setor de Epidemiologia/Imunização, e anunciou que 04(quatro) Postos de Saúde estarão abertos neste sábado, das 8 às 17 para atender a população. São eles: Posto de Saúde SandovalMeira, Carlos Chagas, Delta de Oliveira Martinez e Maria Agostinho. Além desses postos, também haverá equipes vacinando na Sorveteria Moranguinho, na Praça Governador Jorge Teixeira, no Barracão da Irmandade do Senhor Divino Espírito Santo, da Ilha Saldanha, no bairro do Triângulo, e na Igreja de Santa Luzia, no bairro de Santa Luzia.
Segundo a enfermeira Elaine, serão aplicadas doses contra a Influenza, pólio e sarampo durante todo o dia de sábado. Outros tipos de vacina poderão ser utilizados pela população nos dias normais de atendimento, ou seja, de segunda a sexta-feira, em todos os Postos de Saúde da cidade.
O público alvo neste Dia D é composto de crianças de 1ano a 11 meses e 29 dias de vida. Para sarampo, pessoas de 5 anos a 29 anos de idade, que terão que tomar duas doses, sendo uma gora e outra depois de 30 dias. Pessoas de 30 a40 anos só precisam tomar uma dose. Contra a gripe, pessoas de todas as idades, assim como para todos que trabalham na área de saúde.
A equipe de profissionais de saúde da SEMSAU lembra aos pais e responsáveis por crianças, assim como a todos os adultos, da importância da vacinação como forma de prevenir eventuais futuras doenças.
Fonte:A Pérola do Mamoré
Entre em contato com nossa redação (69)98441-8063