Guajará MirimZona Livre
Coluna Zona Livre, Com Aluísio da Silva
BOM EXEMPLO
Um projeto que deve ser seguido e apoiado pelas instituições da cidade é o Corpo de Bombeiros Mirim. Há anos em funcionamento, acolhe crianças e adolescentes que poderiam enveredar por caminhos errados. Ali recebem instruções, orientações e lições de cidadania e enchem de orgulhos seus pais. Pena que o projeto não possa ofertar um número maior de vagas já que a procura é imensa. Parabéns ao Tenente Bragado, hoje comandante do Corpo de Bombeiros em Guajará-Mirim e, ao lado de outros companheiros, idealizador da implantação desse projeto. Parabéns.
RECESSO
A Câmara Municipal de Guajará-Mirim realiza no próximo dia 17 sua última sessão do ano. Deve, como ocorre todos os finais de ano, uma sessão festiva para entrega de comendas e certificados à pessoas de nossa cidade que são distinguidas, através de proposições de vereadores, a receberem esse tipo de homenagem pelos serviços prestados ao município. A Casa entra em recesso e só volta com sessões normais em fevereiro de 2019. Contudo, durante o mês de janeiro deve funcionar em sistema de plntão, ou seja, estará sempre aberta ao público e com vereadores presentes para atender casos de mais ou maior importância da comunidade.
NÃO É MAIS
.O vereador Pastor João Vanderlei (PSDC) não é mais o Líder do Prefeito na Câmara. Seu compromisso venceu com o final do ano legislativo e ele disse que comunicou ao prefeito não quer mais a função, colocando-a à disposição para nomeação de um novo. Deve fazer falta pela forma de sua atuação, lisura e modo educado de tratar com as pessoas. Um verdadeiro cidadão na acepção da palavra.
REFERÊNCIA EM ENSINO
Foi destaque na mída local a referência feita aos alunos do IFRO- Campus de Guajará-Mirim que participaram da OBMEP – Olímpiadas Brasileiras de Matemática de Escolas Públicas, Parabéns aos jovens que foram destaque na competição que reuniu mais de 1 milhão de alunos de todo o país. Isso comprova a qualidade de ensno da instituição. E como se sabe, a Matemática é o bicho papão e o grande adverswário a ser vencidos pelos jovens durante todas suas etapas de estudo.
SAÚDE
De tempo em tempo os gestores da saúde em Guajará inventam de implantar esse sistema de atendimento comum só nos Postos de Saúde, ficando o Hospital Regioanl para atendimento de urgência e emergência. E para tanto alegam mil e um motivos.,
SAÚDE I
Particularmente sou contra esse sistema. O HR é o ponto de referência da população para buscar atendimento médico. O problema é só a secretaria colocar 2 médicos no plantão. Pronto! Ora, a pessoa chegá lá passando mal, morrendo com uma dor ou com a pressão lá em cima (como ocorreu comigo já 3 ou 4 vezes nos últimos dias) e aí recebe essa notícia que tem que procurar um PS. Isso parece ser brincadeira, porque a pessoa do atendimento de pronto. A doença não espera. E ainda que se desloque para o Carlos Chagas, Sandoval Meira ou outro PS indicado, quando chega lá não tem médico, cara!
SAÚDE II
Então o correto é reforçar o plantão diário do HR com 2 médicos. Sempre foi assim e por que agora querem mudar essa tradição e se em contrapartida não se vê nenhuma melhora no setor? Há tempo que defendo essa tese, inclusive quando assessorava um vereador na Câmara, elaborei e ele apresentou essa propositura naquela Casa de Leis pedindo esse benefício para a população.
DE NOVO?
Tá aí um assunto que não sai de “moda” – e nem da mídia: diárias em Guajará. Nesses últimos dias o que se viu na mídia, e sobretudo nas redes sociais, foram muitas e posts mostrando valores que foram pagos a secretários municipais e a vereadores. É o que a imprensa chama de “farras das doárias”. Ora, lógico que quem viaja tem direito a receber diárias para fazer face às despesas de locompção. Mas em tempos “bicudos” como os atuais a coisa devia melhorar, ou seja, conceder o mínimo possível de diárias e com poucos dias de deslocamento. A coisa “tá feia” na cidade e ninguém segura as rédeas! Onde vamos parar?
SOLIDARIEADE
Minha solidariedade ao amigo e parceiro João Teixeira, da Rádio Rondônia FM 89,9, de Guajareá-Mirim, que deixou recentemente o cargo de Assessor de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim. Ele declarou em seu programa de rádio que pediu exoneração do cargo ao prefeito Cícero Noronha, de quem era muito amigo e ajudou muito na campanha vitoriosa rumo ao Palácio Pérola do Mamoré. Extremamente sério e decidido em suas posições, João Teixeira é amado por uns e odiados por outros. Ossos do ofício, meu amigo. Você é um homem positivo, não esconde a verdade e tampouco costuma ficar em cima do muro. Infelizmente na política isso não é bem vindo….