GUAJARÁ COMEMORA O DIA DA PADROEIRA
A cidade de Guajará-Mirim, localizada à margem direita do rio Mamoré, na fronteira com a Bolívia, comemora neste dia 8 de dezembro o Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, convencionado pelo povo católico de Dia de Nossa Senhora do Seringueiro, que é a Padroeria do Município e tambem Padroeira da Diocese. Antes de ser Diocese, possuia o estato de Prelazia, criada em 1929, pelo Papa Pio XI e tendo como primeiro Bispo, Dom Francisco Xavier Elias Pedro Paulo Rey, religioso Francês que aqui chegou na final dos anos 20 e teve uma importante e fundamental atuação na evangelização do povo da região.
Em 1979, a Prelazia foi elevada à categoria de Diocese pelo Papa João Paulo II. O Bispo atual é Dom Benedito Araújo, maranhense, que assumiu a função em 08 de dezembro de 2011, em substituição ao Bispo Dom Geraldo Verdier, Francês de nascimento e que se aposentara da função. As comemorações da Semana da Padroeira deste ano começaram no dia 30 de novembro passado com a realização de reza de terço, novena e missa sempre às 19h na Catedral Nossa Senhora do Seringueiro, com atividades culturais no pátio da Catedral ao final dessas celebrações. Hoje, 08, chega ao fim essas celebrações para, em seguida, ocorrer o Grande Show de Prêmios que todos os anos atrai milhares de pessoas que concocorrem a valiosos prêmios.
A Procissão sai do 6º BIS às 17h rumo à Catedral Nossa Senhora do Seringueiro onde, às 19h, haverá celebração da Santa Missa em homenagem a nossa Padroeira e Padroeira da Diocese. Em seguida, noite cultural no pátio da Igreja marcando a finalização dos festejos da Semana da Padroeria-2018.
Fonte: A Pérola do Mamoré