Guajará MirimPolítica

A importância da informação é fundamental para o relacionamento entre gestor e população.


A PÉROLA DO MAMORÉ

E D I T O R I A L

Todo órgão que se preza e quer dá conhecimento ao público dos seus atos, até por força de lei, deve ter uma assessoria de imprensa organizada e de fato ativa e eficiente.

A importância da informação é fundamental para o relacionamento entre gestor e população.

Os meios de comunicação de massa tem o poder de persuadir ou de convencer as pessoas, fazendo com que elas modifiquem o seu comportamento.

O comportamento do homem contemporâneo  parece cada vez mais condicionado pelos meios de comunicação de massa.

As informações podem ser distorcidas em benefício de interesses de grupos.

É o caso de divulgação de notícias tendenciosas ou de ideias falsas no campo político, no lugar de programas que levem  de fato à formação de uma opinião pública responsável.

Nos últimos tempos, nota-se em Guajará-Mirim a ausência de uma Assessoria de Imprensa de qualidade na Prefeitura da cidade. Raros são os fatos de importância e de interesse público são divulgados.

E material para isso não falta. Por exemplo, campanhas de vacinação, recuperação de ruas ou estradas vicinais, etc.  Conquanto a situação esteja complicada, mas há sim trabalhos importantes sendo realizados pela Administração Municipal.

Um dos últimos trabalhos diz respeito à utilização de mais um FITHA que foi liberado e, por comentários (e não notícia oficial) ouvido em programas de rádio, os trabalhos começaram (ou não começam) pelo Bom Sossego. Nada oficial sobre o tema. 

Portanto, falha do setor de imprensa da municipalidade.  Esse assunto dá uma boa matéria e marca pontos para a administração.

As redes sociais recebem todos os dias avalanches de “ataques” ao prefeito e sua administração. Não tem como frear isso.

Mas tem que contrapor e responder com trabalhos e informações corretas sobre os assuntos abordados nas  críticas.

Ainda que a maioria seja infundada, sem qualquer fundo de verdade, partindo apenas de crítico costumas  da administração e, portanto, sem credibilidade.

Ao fim, muitos já visam a eleição do próximo ano e por isso “carregam” nas críticas.

Cabe ao prefeito respondê-las com altivez e responsabilidade. E para tanto precisa montar e modernizar o setor de imprensa e colocar um jornalista deveras credenciado e capaz de redigir com seriedade matérias constitucionais sempre projetando as ações concretas e verdadeiras do Governo Municipal.

Por último, eleitor e políticos devem visar, em primeiro lugar, os interesses do município. Quando o município é servido, todo o povo é beneficiado.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo