Guajará MirimPolítica

Vereador encaminha projeto de indicação que concede titulo de Patrimônio Cultural Imaterial a festa do Senhor Divino Espírito Santo


A PÉROLA DO MAMORÉ

O projeto de indicação de Número 008/2019. É de autoria do vereador Raimundo Barroso do PMN, que trata do seguinte tema “Autoriza a Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim a conceder o titulo de Patrimônio Cultural Imaterial a festa do Senhor Divino Espírito Santo no município de Guajará-Mirim e dá outras providências”.

Autor do Projeto de Indicação – Vereador Raimundo Barroso – PMN

Me sinto pessoalmente orgulhoso em poder fazer este projeto de lei e indicar ao Prefeito Municipal Cícero Noronha um reconhecimento à potencialidade desta manifestação da Irmandade do Divino Espírito Santo que representa a grandeza da cultura e da história de Guajará-Mirim e Região”, disse Raimundo Barroso.

Divino Espírito Santo

Autor do Projeto de Indicação – Vereador Raimundo Barroso – PMN.

Com origem em Portugal, a Festa do Senhor Divino Espírito Santo chegou à localidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, no Mato Grosso, há mais de 100 anos, e daí se espalhou por todo o Vale do Guaporé-Mamoré. Em Guajará-Mirim chegou há mais de 50 anos. É uma verdadeira demonstração de fé e devoção do povo católico.

Patrimônio Cultural Imaterial é o conjunto de manifestações, costumes e de tradição, ou seja, tudo aquilo que faz parte da cultura  não material de um grupo humano. De acordo com a UNESCO (órgão da ONU), é formada por “práticas, representações, expressões, conhecimentos  e técnicas. – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante do seu patrimônio cultural. Esse tipo de patrimônio é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua intere ração com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.

Somente na cidade de Guajará-Mirim existem oficialmente 03 (três) entidades da Irmandade do Divino Espírito Santo. Todas elas se engajam no período da festa e promove um espetáculo que normalmente é acompanhado e admirado por milhares de pessoas, cujo ponto alto é a realização da Procissão no Dia de Pentecoste.

Autor do Projeto de Indicação – Vereador Raimundo Barroso – PMN

A par da cultura, a Festa do Senhor Divino Espírito Santo todos os anos atrai centenas de turistas para Guajará-Mirim e movimenta positivamente a nossa economia – Ressaltou Barroso.

Autor do Projeto de Indicação – Vereador Raimundo Barroso – PMN

O Projeto de lei de indicação do vereador Raimundo Barroso – PMN, após os tramites da Casa do Legislativo Municipal, seguiu para a Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim, onde ficará a disposição do Prefeito Municipal Cícero Alves de Noronha Filho para apreciação e deliberação do parlamento municipal.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo