Líder de movimento comemora 69 anos de vida e recebe homenagens de extrativistas

Neste Dia 14 de julho de 2021, quarta-feira, o cidadão José Maria dos Santos comemora 69 anos de vida e está recebendo uma série de homenagens por parte dos extrativistas de Guajará-Mirim, do Estado de Rondônia e de toda a região Norte do Brasil.
A história de Josê Maria
Zé Maria, como é conhecido, nasceu em 14 de julho de 1952 na cidade de Canutama, no Estado do Amazonas, e chegou em Guajara-Mirim no ano de 1969. Ele é filho de João Vieira dos Santos e Altina Pereira da Silva.
Trabalhou em seringais do Rio Cautario, do Rio Ouro Preto e do Rio Pacaás Novos durante os áureos tempos da borracha. Dentre os seringais em que trabalhou, destacam-se Bom Destino, Canindé, Nova Brasília, Canta Galo e Paulo Carneiro.
No ano de 1983 veio morar na cidade porque os filhos precisavam estudar.
Ele é um dos fundadores do Movimento dos Extrativistas de Rondônia. Foi vice-presidente da Associação dos Seringueiros de Guajarâ-Mirim (ASGM), membro do Conselho Fiscal da Organização dos Seringueiros de Rondônia (OSR) e da qual também foi presidente durante 8 anos. Foi chefe da Reserva Federal do Rio Ouro Preto e também da Reserva Estadual do Rio Pacaás Novos, que é administrada pela SEDAM – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental.
Casado com dona Maura, Zé Maria tem 6 filhos, sendo 2 homens e 4 mulheres, e tem 11 netos, coincidentemente todos homens.
Precursor do Movimento extrativista, sempre admirou e inspirou suas ações no grande líder do movimentl no Brasil, o saudoso Chico Mendes, barbaramente assassinado em 1988 por grileiros de terra no Estado do Acre.
Hoje, Zé Maria vive na Av. Marechal Deodoro, no bairro Dez de Abril.
Em agradecimento às homenagens que recebe, o aniversariante oferece nesta quarta, 14, um jantar em sua residência ais amigos, mas recomendando a todos a adoção de medidas de prevenção ao combate à pandemia do coronavírus, como o uso de máscaras e álcool em gel.
Fonte: A Pérola do Mamoré.