Guajará Mirim
BISPO FAZ VISITAS COM SEMINARISTAS NO GUAPORÉ E APRESENTA RESENHA
O Bispo Diocesano de Guajará-Mirim, Dom Benedito Araújo, realizou no final do mês de janeiro passado, visitas às comunidades ao longo do rio Guaporé em companhia de semnarustas que buscam conhecimentos para a formação religiosa justamente junto ao povo mais necessitado e carente na luta pela sobrevivência.
Veja a resenha apresentada pelo religioso:
Resenha da Missão dos Seminaristas da Diocese de Guajará Mirim
A missão dos seminaristas no período de férias é uma oportunidade de continuar a formação pastoral a partir da realidade diocesana paroquial. Em 2019, esta missão aconteceu na Paróquia São Domingo de Gusmão – Distrito São Domingos do Município de Costa Marques – Rondônia, quando o Pároco era o Pe. Jean Nicaisse. Inclusive os três novos padres ordenados em 2021: Pe. Josiel dos Santos, Pe. Claudinei de Lira e Pe. Adriano Robson, participaram naquele ano.
Neste ano de 2022 a missão foi realizada de 11 a 17 de janeiro. O Pe. Reginaldo Alves, Pároco da Basílica menor do Divino Espirito Santo e Administrador paroquial da Paróquia São Domingos, juntamente com as lideranças e as religiosas gracianas não mediram esforço para encaminhar e acolher a realização deste trabalho missionário.
Nossa missão consistiu em: Dar continuidade revitalizadora na missão realizada pelos seminaristas DGM no ano de 2019 com o Pároco Pe. Jean Nicaisse; continuar o incentivo pastoral – paroquial no novo formato de atendimento aos cuidados do Pe. Reginaldo Alves e das Irmãs Gracianas; valorizar o serviço pastoral e a convivência do grupo de seminaristas DGM; criar maior pertencimento e identidade diocesana para melhor servir; vivenciar a escuta, respeito, comunhão, partilha e avaliação; ter como referencia a Campanha da fraternidade de 2022: Tema – Fraternidade e educação. Considerando o drama da educação em tempo de pandemia; dinamizar o tempo, visitando, planejando, trabalhando e celebrando; registrar as ações, estatísticas, perfil, conquistas e demandas das comunidades.
Para isso nos dividimos sendo acompanhados por leigos e conseguimos visitar as seguintes comunidades: São João Batista, Sagrada Família, Santo Antônio, São Gabriel, N. Senhora do Seringueiro, N. S. do Carmo, Bom Jesus,N. S. Aparecida, N. S. das Graças e Matriz.
NB. Nos dias de trabalho na comunidade Matriz, organizamos um estudo em grupo sobre o Documento final do 4º Congresso Vocacional do Brasil – “Vocação e Discernimento. Finalizamos a missão com a avaliação e um dia de confraternização;
Fonte: A Pérola do Mamoré