O DIA NA HISTÓRIA
Por: Lúcio Albuquerque
Whatsapp 69 99910 8325
12 DE AGOSTO HOJE É: Dia da Sobrecarga da Terra. Dia Nacional das Artes. Dia Internacional da Juventude (ONU). Dia Nacional e Internacional dos Direitos Humanos. Dia Internacional do Elefante. Dia do Filho do Meio.
Católicos celebram Santa Joana Francisca de Chantal, Santo Euplúsio, Beato Inocêncio XI, São Herculano de Bréscia, Beato Amadeu da Silva, Beato Isidoro Bakanja.
BRASIL
1816 – D. João VI funda, no Rio de Janeiro, a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios. 1943- Aprovado o formulário ortográfico, regulador da grafia do português no Brasil até 2008. Em 1989 – Fernando Collor de Mello e Itamar Franco são escolhidos candidatos a presidente e vice na 1ª eleição direta a presidente da República, desde 1960 (seriam eleitos mas Collor renunciaria). 1998 – França 3×0 Brasil na final da Copa do Mundo.
MUNDO
1962 – Em Londres, a 1ª apresentação do The Rolling Stones.
FOTO DO DIA
Primeiro rondoniense a concluir o curso de Direito, e segundo presidente secional da OAB/RO, o advogado Francisco Arquilau de Paula (foto) pautou a seu mandato cobrar o funcionamento pleno do Poder Judiciário em Rondônia, então atrelado ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), sediado em Brasília, com duas comarcas em Porto Velho e Guajará-Mirim, às vezes com falta de promotores e juízes. Em 1977 o Território já contava mais 5 municípios (Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena) e na sessão comemorativa ao Dia do Advogado, em 1980, o presidente Arquilau de Paula fez a cobrança, concluindo: “A falta de um Tribunal de Justiça em Rondônia mata mais que a fome”. Presente ao ato o presidente do TJDFT, José Fernandes de Andrade, ficou irritado. A denúncia fez efeito: a seguir foram designados promotores e juízes temporários para Ji-Paraná e Vilhena. (Jornal Alto Madeira 12.8.80).