O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


Lúcio Albuquerque, repórter, autor de “A Mulher em Rondônia”, “Da Caixa Francesa à Internet”, “A Sexta Página de um Repórter”, Whatsapp 69 99910 8325.

4ª FEIRA, 19 de OUTUBRO HOJE É:
Dia do Profissional de Informática. Dia do Pi e o Dia da Aproximação de Pi. Dia do Guarda Noturno. Dia do Profissional de Tecnologia da Informação. Dia Nacional da Inovação.
Católicos celebram São Paulo da Cruz, São Pedro de Alcântara, São João De Brébeuf, São Jerzy Popiełuszko, São Isaac Jogues e William Carey, celebrado por Batista.

RONDÔNIA

1984 – Bicampeão escolar brasileiro de 800 metros, o estudante-atleta Tomás Cavalcante Feitosa comandou a equipe (Tomás/Tita/Arivaldo/Chiquinho) de Porto Velho na final da prova de 1.500 metros dos Jogos Escolares de Rondônia.
19 – 1989 – Em artigo no jornal Alto Madeira o jornalista e fundador da Academia de Letras de Rondônia, denuncia a situação do município de Costa Marques, para ele, o clima lá é de desvario administrativo, como Roma com o imperador Calígula.

BRASIL

1901 – Santos Dumont o prêmio Deutsch ao pilotar sua aeronave e dar um volta em torno da torre Eiffel. 1913 – Nasceu Vinicius de Moraes, diplomata, poeta e compositor, com Antonio Calos Jobim, “Garota de Ipanema” (m 1980). 1979 — Brasil, Argentina e Paraguai assinam acordo tripartite para recursos hidráulicos no trecho do Rio Paraná de Sete Quedas à foz do Rio da Prata.

MUNDO

1862 – Nasce o químico francês Augusto Lumiére, um dos inventores do cinema (m. 1954). 2003 — Madre Teresa de Calcutá é beatificada pelo Papa João Paulo II.

FOTO DO DIADesde os tempos do Território, durante 10 dias a cada ano a cidade de Porto Velho era transformada em autêntica “capital da juventude” e da irreverência normal do segmento, a vibração e o sorriso comum do período. Era tempo dos Jogos Escolares de Rondônia, onde a máxima do Barão de Coubertin, “O importante não é vencer, mas competir. E com dignidade.” Delegações de todos os municípios, e alguns distritos, enchiam os locais dos Jogos, uma imensa confraternização que, como soe acontecer quando há muitos jovens, a paquera e os namoros eram fatos comuns, na maioria das vezes sob o olhar vigilante de professores. E também sob o olhar atento dos técnicos que selecionariam os componentes das seleções escolares para os Jogos Brasileiros (F. Jornal Alto Madeira, 19.10.1984)


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo