O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


Lúcio Albuquerque, repórter, autor de “A Mulher em Rondônia”, “Da Caixa Francesa à Internet”, “A Sexta Página de um Repórter”, Whatsapp 69 99910 8325.

3ª FEIRA, 4 de OUTUBRO HOJE É: Dia Mundial da Natureza. Dia Mundial dos Animais. Início da Semana Mundial do Espaço. Dia do Barman.
Católicos celebram São Francisco de Assis.

RONDÔNIA

1973 – O Incra, pela Portaria 1.480, cria o Projeto de Colonização Integrada “Paulo de Assis Ribeiro”, com sede em Colorado e as primeiras famílias assentadas em dezembro de 1974.

BRASIL

1841 – Nasce Prudente de Morais, 3.º eleito presidente do Brasil, 1º civil a assumir o cargo e 1º pelo voto popular (m. 1902). 1916 – Nasce Silas de Oliveira, compositor e sambista brasileiro, autor do clássico “Aquarela do Brasil” (m. 1972). Em1942 — O “Cruzeiro” substitui o Réis como a moeda oficial do Brasil.

MUNDO

1.669 – Morre Rembrandt, pintor, gravador e desenhista holandês, um dos mais importantes pintores do Barroco no mundo.1947 – Morre do físico Max Karl Ernst Ludwig Planck, o “pai” da física quântica (n. 1858). 1957 – É lançado ao espaço, o primeiro Satélite artificial, o Sputnik 1. Em 1991 — O Protocolo de Proteção Ambiental do Tratado da Antártica é aberto para assinatura.

FOTO DO DIAEnjolras Araújo Veloso, durante mais de três décadas no Território, filiado ao PTB participou da eleição do deputado federal Renato Medeiros em 1962, era da ala política conhecida por “pele-curta” liderada por Renato Medeiros, oponente dos “cutubas” liderados pelo ex-governador Aluísio Ferreira. Em 1967, quando acabou o multipartidarismo e foi criado o bipartidarismo, com Arena e MDB, partido do qual Enjolras (foto) foi um dos organizadores. Em 1978 se contrapôs ao “cacique” Jerônimo Santana e liderou a chapa MDB-2 obrigando Santana a refazer a lista de candidatos do partido na disputa das duas vagas a deputado federal, mas refez a paz com o “cacique”, rompendo novamente quando Santana trouxe o ex-deputado federal mineiro Múcio Athayde que, em 1982, foi o mais votado da bancada rondoniense na Câmara Federal, e depois de eleito nunca mais veio a Rondônia.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo