O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


Lúcio Albuquerque, repórter, autor de “A Mulher em Rondônia”, “Da Caixa Francesa à Internet”, “A Sexta Página de um Repórter”, Whatsapp 69 99910 8325.

5ª FEIRA, 6 de OUTUBRO HOJE É: Dia Nacional do Tecnólogo. Dia do Prefeito. Dia Mundial da Paralisia Cerebral. Dia Nacional do Circulista.
Católicos celebram São Bruno Ábade, Santa Maria Francisca

RONDÔNIA

1915 – O prefeito de Santo Antônio do Rio Madeira (hoje bairro da cidade de Porto Velho), expede a Resolução 735 elevando a vila de Ariquemes à condição de distrito de Santo Antônio.

BRASIL

1974 — O piloto Emerson Fittipaldi conquistou seu 2º mundial de Fórmula 1. Em 1940 – Morre Adolfo Lutz, cientista, criador da medicina tropical e da zoologia médica no Brasil. (n. 1855). Em 1916 – Nascee Ulysses Guimarães, que presidiu a constituinte federal de 1988. (m. 1992). 2010 — Criado o Instagram, aplicativo de compartilhamento de fotos.

MUNDO

1927 — Estreia o filme O Cantor de Jazz, o primeiro longa falado da história. Em 1995 — Descoberto o primeiro planeta orbitando outro sol, 51 Pegasi B. 1999 — Morre, aos 79 anos, Amalia Rodrigues, a voz universal do fado português (n.1920).

FOTO DO DIAPatrono de um dos bairros da zona leste portovelhense, o deputado federal ´paulista Ulysses Guimarães esteve três vezes em Porto Velho, a primeira em 1978, depois 1984 na campanha das “Diretas Já”, depois durante a discussão da Constituinte de 1988, que ele presidiu, naquele ano, quando proclamou para o mundo a “Constituição Cidadã”, então no auge de sua ´performance. Em 1989 voltou, agora como candidato a presidente da República, pelo seu partido, o PMDB que praticamente o abandonou e como resultado, na primeira eleição em dois turnos, o “Senhor Diretas” ficou em sétimo lugar, numa disputa de 22 candidatos. Na foto, em primeiro plano, o prefeito de Porto Velho Tomás Correia, o governador Jerônimo Santana e Ulysses Guimarães. Na fila seguinte, atrás de Jerônimo o senador Ronaldo Aragão e o médico Sérgio Carvalho.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo