O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


DE FÉRIAS – LÚCIO ALBUQUERQUE
Desde o fim da década de 1920 a empresa alemã Condor passou a operar no interior brasileiro e no início da década de 1930 (*) chegou, com seus aviões trimotores à rota Cuiabá/Cáceres/Vila Bela/Forte Príncipe/Guajará-Mirim/Porto Velho, chegando ao campo de pouso do Caiari.
Na época Porto Velho ainda era município amazonense e viajar de avião não era para todos porque a passagem era muito cara e, apesar disso, a disputa de uma vaga era grande.
Observe na foto além do traje passeio dos passageiros, homens e mulheres, há também um militar, pelo traje também pronto para o embarque. Crianças, acompanhantes e até dois cães fazem parte do figurino, mas naquele tempo cães não iam.
Em 1942, com o estado de guerra entre Brasil e Alemanha, a Condor deixou de operar e a partir daí tomou outro nome, “Cruzeiro do Sul”, voando com aviões DC-3, de fabricação norte-americana.
(*)https://www.aviacaocomercial.net/cruzeiro.htm#:~:text=No%20dia%2016%20de%20janeiro,operar%20no%20Aeroporto%20Santos%20Dumont.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo