Militares

General de Exército assume comando de associação bilionária com R$ 7 bilhões em poupança


REVISTA SOCIEDADE MILITAR

A nova Diretoria da Fundação Habitacional POUPEX, principal autarquia dedicada a empréstimos imobiliários para atendimento da família militar, tomou posse em uma cerimônia pouco acompanhada pela imprensa na quarta-feira 12 de abril de 2022, em cerimônia realizada na Sede da Instituição, em Brasília (DF). Passou a ocupar o cargo de presidente da instituição o General de Exército Valério Stumpf Trindade, que substitui o General de Exército Araken de Albuquerque, que esteve à frente da entidade por 4 anos.

A Equipe da Revista Sociedade Militar apurou alguns números sobre a instituição. Em situação inversamente proporcional à atenção que recebe da mídia especializada em finanças e negócios, a POUPEX, que conta hoje com 7 oficiais generais na sua diretoria, possui o fabuloso ativo de 6.5 bilhões de reais em poupança e conquistou um superávit líquido 323.823 milhões em 2022.

O novo presidente, General Stumpf, iniciou a trajetória militar em 1975 e galgou o “generalato” em 2011, sendo promovido por decreto assinado por Dilma Rousseff, então Comandante Em Chefe das Forças Armadas. No último posto, General de Exército, foi Secretário de Economia e Finanças, Comandante Militar do Sul e Chefe do Estado-Maior do Exército.

O que é a POUPEX

Fundação Habitacional do Exército (FHE) é uma entidade pública de direito criada no governo do general João Batista Figueiredo. A instituição, com mais de 1.300 funcionários, é uma velha conhecida de militares e pensionistas do Exército Marinha e Aeronáutica que há muito tempo recorrem a mesma para realizar empréstimos consignados de pequenos valores e principalmente para contratar financiamentos imobiliários com cálculos diferenciados.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo