O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1919 – O presidente do Conselho Municipal, Álvaro Dantas Paraguassú, requereu ao governador Pedro de Alcantara Bacellar a instalação de uma agência do Banco do Brasil em Porto Velho.
1976 – O soldado Francisco Gomes de Lima, que deteve um motorista atropelador que tentava fugir deixando a vítima sem atenção, foi elogiado em boletim do 5º BEC.
1984 – A “Vigília pelas diretas”, promovida pelo PT na Praça das Caixas d’Água acabou na madrugada, após a derrota do projeto “Diretas Já”. Na praça restaram muito lixo e a fogueira de um caixão.
1991 – O jornalista João Tavares publica no Jornal Alto Madeira a história, a finalidade e a trajetória do 5º Batalhão de Engenharia de Construção – 5º BEC, chegado a Rondônia em 1966.
COMEMORA-SE
Dia da Empregada Doméstica. Dia Nacional do Auditor de Controle Externo. Dia Mundial do Design Gráfico.
Católicos celebram Santa Zita, São Simeão de Jerusalém
BRASIL
1910 – Nasce Ranieri Mazilli (m. 1975), presidiu 2 vezes o Brasil, quando Jânio Quadros renunciou (25/8 a 7/9/1961) e quando João Goulart fugiu (2 a 15.4.1964). Em 1940 — Inauguração do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, “Pacaembu”, em São Paulo. 2005 — O atacante Romário se despede da Seleção Brasileira com um gol em um amistoso Brasil 3×0 Guatemala, no Pacaembu.
MUNDO
1899 – Nasce Walter Lantz (m. 1994), criador de personagens infantis como o “pica-pau”. 1981 — A Xerox PARC apresenta o mouse. 2014 — “Dia dos 4 Papas”. Os Papas João XXIII e João Paulo II foram canonizados pelo Papa Francisco, tendo como concelebrante o Papa Emérito Bento XVI.

FOTO DO DIA
JARU – O 13º MUNICÍPIO

Quando Candido Rondon ao implantar a “Linha Telegráfica Estratégica” de Cuiabá a Porto Velho, chegou à região de Jaru, instalando a oitava estação telegráfica no que agora é Rondônia, ali já havia moradores, além de índios “Jarus”, como os que trabalhavam no seringal “Santos Dumont”. Rondon manteve o nome do lugar “Jaru”, e nesse período era o chamado “I Ciclo da Borracha”.
A região, apesar de todos os desafios (a selva, os rios, a falta de qualquer atenção das autoridades, do medo de ataque indígenas e de animais selvagens, das doenças, com grande incidência de malária), foi aos poucos se desenvolvendo.
Em 1960, com a abertura da rodovia BR-029, Jaru também foi beneficiada, e com a migração trazendo migrantes, o Incra implanta para atender à demanda o Projeto Integrado de Colonização (PIC) “Padre Adolpho Rohl”, sendo a elevação à condição de município, mantendo a denominação, a 16 de junho de 1981, pela lei federal 6.921/81, tornando-se a 13ª unidade do ainda Território Federal.
Passou a município com a denominação de Jaru, pela Lei 6.921, de 16.6.81. (Foto da estação Telegráfica de Jaru)


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo