Militares

Concurso Exército EsPCEx mantém média histórica de candidatos inscritos; confira a concorrência por vaga


REVISTA SOCIEDADE MILITAR

Os números mantém a média histórica de candidatos desde que as mulheres passaram a participar do concurso, em 2016.

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército Brasileiro (EsPCEx) divulgou o número de inscritos para o Curso de Formação de Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico voltado para o ano de 2024.

De acordo com a EsPCEx, quase 40 mil candidatos realizaram a inscrição no certame que oferece, ao todo, 440 vagas. Desse total, 400 são reservadas para candidatos do sexo masculino e outras 40 para o sexo feminino.

Os números mantém a média histórica de candidatos desde que as mulheres passaram a participar do concurso, em 2016.

A concorrência é maior entre o sexo feminino. São 235,78 candidatas disputando uma única vaga. Só para você ter uma ideia, o numero de participantes por vaga é superior ao do último vestibular de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), um dos mais disputados do país, onde a concorrência registrada foi de 124,8 candidatos por vaga.

Entre os candidatos do sexo masculino, a concorrência é menor, com 74 inscritos para cada vaga. O número também é superior a outro grande vestibular de medicina, o da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde a concorrência é de 50,17 candidatos / vaga.

A primeira etapa do concurso, a prova objetiva, está prevista para ser realizada nos dias 16 e 17 de setembro.

Os candidatos aprovados no exame assumirão, inicialmente, o posto de aluno cadete e, posteriormente, poderão ocupar o posto de Aspirante a Oficial.

Vale destacar ainda que após a colação de grau, os alunos da EsPCEx recebem diploma de formação em nível superior como bacharéis em Ciências Militares.

Quais são os requisitos para entrar na EsPCEx?

Os interessados devem ter o ensino médio concluído ou estar cursando o último ano em 2023. Fora isso, os inscritos ainda terão que comprovar os seguintes requisitos:

  • Ser brasileiro;
  • Ter mais de 17 anos;
  • Ter no máximo 22 anos de idade até a data da matrícula no curso;
  • Possuir altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres
  • Possuir idoneidade moral, que poderá ser apurada por meio de averiguação da vida pregressa junto aos órgãos públicos competentes;
  • Não estar respondendo, na data prevista para a incorporação, a processo criminal na Justiça Militar ou Comum;
  • Não estar cumprindo pena por crime comum, militar ou eleitoral, nem estar submetido a medida de segurança;
  • Não ter sido condenado em processo criminal com sentença transitada em julgado;
  • Não ter sido punido por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo, em processo disciplinar, administrativo ou judicial;
  • Não ter sido expulso ou julgado desertor, nos termos da legislação que regula o Serviço Militar;
  • Se do sexo masculino, encontrar-se em dia com as obrigações militares por ocasião da etapa de Concentração Final/Habilitação à Incorporação;
  • Não ser detentor de Certificado de Isenção do Serviço Militar motivado por incapacidade física, mental ou moral;
  • Não se encontrar, na data prevista para a incorporação, no exercício de qualquer cargo, emprego ou função pública, ainda que da Administração Pública Indireta, mesmo que de natureza temporária, exceto para os profissionais da área de saúde;
  • Estar em dia com suas obrigações eleitorais;

Como as vagas da EsPCEx estão distribuídas?

As oportunidades da EsPCEx são destinadas a ampla concorrência com 320 vagas para candidatos do sexo masculino, mais 32 vagas para candidatos do sexo feminino.

O edital ainda prevê uma cota de vagas destinada aos candidatos negros e pardos, sendo 80 para o sexo masculino e outras 8 para o sexo feminino, totalizando 440 vagas.

Quanto ganha um aluno da EsPCEx?

O aluno da EsPCEx recebe uma remuneração mensal que corresponde a sua graduação como cadete. O valor definido em edital é de R$ 1.185.

Contudo, após a formação, o aluno aprovado e promovido ao posto de Aspirante a Oficial passa a receber uma remuneração mensal no valor de R$ 7.315, além de adicionais.

Como serão as etapas do concurso Exército EsPCEx 2024?

Os candidatos inscritos no concurso da EsPCEx passarão pelas seguintes etapas:

  • Prova objetiva;
  • Inspeção de Saúde;
  • Exame de Aptidão Física;
  • Avaliação Psicológica;
  • Curso de Formação;

A prova objetiva, conforme consta em edital, deve ser aplicada entre os dias 16 e 17 de setembro.

Serão dois dias de prova onde os candidatos serão avaliados por meio de questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os temas abordados serão de Língua Portuguesa, Física e Química. Também será cobrado dos candidatos uma redação.

Para o segundo dia serão cobrados conteúdos de Matemática, Geografia, História e Inglês.

Como será o curso de formação EsPCEx?

O curso de formação da EsPCEx possui regime de internato e está previsto para o inicio de 2024 apenas para os candidatos que foram aprovados em todas as etapas anteriores.

A principio, os alunos serão locados na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Já nos quatro anos seguintes de formação, os alunos serão encaminhados para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), localizada na cidade de Resende, no estado do Rio de Janeiro.

Os alunos que ingressarem no curso de formação deverão optar por uma das formações disponíveis. No caso de alunos do sexo masculino, as formações são nas áreas de Infantaria; Cavalaria; Artilharia; Engenharia; Comunicações; Intendência ou Material Bélico.

Já para os alunos do sexo feminino as opções de formação são nas áreas de Intendência ou Material Bélico.

Porém, vale salientar, que a escolha do curso está condicionada ao aproveitamento e rendimento do aluno, assim como também as necessidades do Exército Brasileiro.

Clique aqui e leia o edital do Exército EsPCEx na integra.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo