O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
15.06.23 – BOM DIA!
RONDÔNIA
1938 – Pela 1ª vez o jornal Alto Madeira publica resultado do Brasil numa Copa do Mundo: vitória de 2×1 sobre a Checoslováquia. A manchete foi: “Jogo Internacional de Futebol”.
1949 – Em terreno cedido pelo bispo dom João Batista Costa, o Rotary Clube está construindo o Dispensário para Tuberculosos.
1963 – Milhares de pessoas aplaudem os jornalistas Vinícius Danin e Milton Alves, que vão pela BR-29 numa lambreta, a Brasília, pedir ao presidente João Goulart verbas para concluir a obra.
1984 – Lei, assinada pelo prefeito Sebastião Valladares, determina: só jornalistas com registro profissional podem assumir assessorias de imprensa nos órgãos municipais.
COMEMORA-SE
Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (ONU). Dia do Paleontólogo.
Católicos celebram São Vito, Santa Germana Cousin, beata Albertina Berkenbrock
BRASIL
1962 – O presidente João Goulart assina a LEI No 4.070, criando o Estado do Acre, o 21º do país. 1978 – Morre Adolfo Antônio Nascimento, o Dodô (n. 1978), inventor do Trio Elétrico.
MUNDO
1752 – Benjamin Franklin prova que o relâmpago gera eletricidade.
1963 – A soviética Valentina Vladimirovna é a primeira mulher a viajar para o espaço. 1994 — Israel e Vaticano estabelecem relações diplomáticas.

FOTO DO DIA
ANTIHERÓIS SALVANDO A BR
Meses após anunciar a abertura da rodovia Cuiabá/ Porto Velho, o presidente JK a inaugurou, estrada que o governador do Território, Paulo Nunes Leal chamou de “O Outro Braço da Cruz”. Ainda em 1960 Leal mandou motoristas e mecânicos do Território a São Paulo trazer caminhões até Porto Velho, a “Caravana Ford”. Viagem que durou 2 meses.
JK saiu, entrou Jânio Quadros, que renunciou, assumiu João Goulart e a BR foi sendo engolida pela selva, porque o governo não pagou as empreiteiras.
Os jornalistas Vinícius Danin e Milton Alves, decidiram ir a Brasília pela rodovia, sem pontos de apoio, muita lama e muitos buracos. E dia 15 de junho de 1963 os dois, numa lambreta partiram. No Café Santos, apostas: os dois nunca mais voltariam, seriam engolidos pela selva, mortos por índios, animais selvagens, etc.
Contra todos os prognósticos, os dois “malucos belezas” chegaram a Brasília, o presidente João Goulart os atendeu e a BR-29 – apesar de tudo – vem mantendo sua finalidade (*).
(*) – https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/lucio-albuquerque/meio-seculo-da-viagem-de-lambreta-que-salvou-a-br
Foto: Membros da Caravana Ford fazem “estiva” para passar em áreas alagadas na BR.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo