O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
27.06.23 – BOM DIA!
RONDÔNIA
1943 – Contratados pela empresa Guaporé Rubber Development, saem de Cuiabá 100 trabalhadores para continuar a abrir da estrada até Vilhena.
1926 – A Convenção Sportiva Portovelhense, que organiza as competições desportivas, cria o primeiro Departamento de Árbitros do Futebol local, composto pelos sportmens Cícero Menezes, Gustavo Cunha e Joaquim Franco.
1943 – O Dpto Federal de Estradas de Ferro elogia a direção da Madeira-Mamoré por continuar a construção de casas para ferroviários e o aproveitamento de restos de obras para construção de um armazém.
1963 – Ari Marcos da Silva toma posse como 16º governador do Território, e em sua gestão foram feitos os primeiros estudos visando ao aproveitamento energético da Cachoeira Samuel, no Rio Jamari.
1982 – Relatório da Seduc cita a duplicação do número de matrículas escolares desde 1979 e aplicação de mais cursos para qualificar melhor o professorado.
COMEMORA-SE
Dia Nacional do vôlei, Dia Internacional do Diabético, Dia Nacional do Progresso, Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, Dia Nacional do Povo Mestiço
Católicos celebram Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São Cirilo de Alexandria,
BRASIL
1908 — Nasce o escritor Guimarães Rosa (m. 1967), autor de clássicos Grande Sertão: Veredas, suas obras tinham como norte o sertão. 1975 — Brasil e Alemanha assinam acordo para a transferência de conhecimento operacional sobre reatores nucleares. 1990 – Criado o Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS.
MUNDO
1905 — Guerra Russo-Japonesa: marinheiros russos iniciam motim a bordo do couraçado Potemkin. 2008 – Bill Gates se afasta da Microsoft para se dedicar à Filantropia.
FOTO DO DIA“Quando se ouvia o espocar de fogos na cidade, já se sabia de algum fato importante, especialmente, a troca do governador”, recorda o jornalista Sílvio Santos de Macedo, Zé Katraka. “O rádio contava tudo, por isso, A Voz do Brasil tinha em Rondônia um dos mais altos índices de sua audiência”.
Assim foi no início da noite do dia 27 de junho de 1963, quando Ari Marcos da Silva tomou posse, em Brasília e tornou-se o 16º governador do Território desde 1943. “Para uns eram dias de festa, mas os amigos do governador que saía era só tristeza”, conforme vários dos “antigos” diziam.
Na época o governador era nomeado por indicação do deputado federal, no caso o petebista Renato Medeiros Governou apenas cinco meses e saiu sob denúncias as mais diversas e salários de funcionários atrasados.
Mas deixou vários pontos positivos, como a realização do primeiro tombamento dos prédios públicos territoriais e o enquadramento do funcionalismo. Foi o primeiro governador a mandar estudar a capacidade energética do Rio Jamary, na cachoeira do Samuel, onde foi construída a primeira hidrelétrica de Rondônia, inaugurada em 1989.
Ari Marcos da Silva (FOTO) era veterinário.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo