O DIA NA HISTÓRIA
Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
29.6.23 – BOM DIA!
RONDÔNIA
1902 – Nasce Francisco Xavier Elias Pedro Paulo Rey (m. 1984), primeiro bispo da diocese de Guajará-Mirim, Dom Rey, é citado como “Santo do Guaporé” por habitantes da fronteira com a Bolívia.
1909 – Rondon ingressa no primeiro trecho do que mais tarde seria Rondônia, região de muitos campos que denominou Vilhena.
1950 – Aberta em Porto Velho, pelo empresário Abidão Bichara, uma representação da Air France, para venda de passagens a quem pretenda ir a Europa.
1982 – O presidente João Figueiredo chega no início de julho, e vai assinar a Lei, no museu da Madeira-Mamoré, de criação da Universidade Federal de Rondônia.
1989 – O jornalista Carlinhos Neves, em sua coluna, comenta a nova safra de atletas no voleibol rondoniense e o feito de Irenita Apolônio, 3º lugar na Maratona do Rio de Janeiro.
COMEMORA-SE
Dia do Pescador. Dia do Telefonista. Dia do Papa.
Católicos celebram São Pedro e São Paulo, apóstolos;
BRASIL
1720 – Liderada por Filipe dos Santos (n.1680/m. 1720), acontece em Minas Gerais a Revolta de Vila. l895 — Morre Floriano Peixoto (n. 1839), o segundo presidente do Brasil. 1970 — Aberto o Museu de Arte Sacra (SP), principal instituição brasileira voltada ao estudo, conservação e exposição de objetos do setor.
MUNDO
1613 — Destruído por um incêndio Globe Theatre, Londres, onde William Shakespeare apresentou suas peças.1952 — No primeiro concurso de Miss Universo a ganhadora foi Armi Kuusela da Finlândia. 1995 – Pela primeira vez um veídulo esácial dos EUA acopla na estação espacial russa Mir. 2007 — A Apple Inc. lança seu primeiro celular, o iPhone.
FOTO DO DIA
Portela e o sargento teimoso
Para não se ir tão longe sobre a construção da rodovia BR-364, já no fim da década de 1930 o diretor-geral da Madeira-Mamoré, Aluízio Ferreira, mandou abrir uma estrada que fosse até Vilhena, projeto que parou em 1945 quando um oficial engenheiro do Exército sumiu próximo à Cachoeira de São Pedro.
Em 1960 o presidente JK mandou fazer a rodovia, mas a obra foi abandonada por seu sucessor de quase a estrada foi retomada pela selva. Em 1966 o 5º BEC veio se instalar na região, e a situação era muito precária, e lugares difíceis eram as travessias dos rios.
A maioria das travessias de rios era em balsas precárias, conduzidas de forma manual, como na foto – travessia do Candeias.
Uma testemunha da época, o comerciante Vicente Portela (do Restaurante Portela, no Candeias) em entrevista a mim concedida quando eu era repórter do jornal “Estadão do Norte”, contou casos de condutores de veículos despreocupados em ligar para a precária segurança da balsa, e acabaram com os veículos caindo n’água.
Um deles teria sido um sargento do Exército, que desafiou os cuidados e a caçamba acabou indo para o fundo do Rio Candeias. (F. acervo Rondônia Minha Querida Rondônia)