Militares
Lula Promove, Exonera e Aposenta Oficiais em maior movimento nas Forças Armadas desde maio
REVISTA SOCIEDADE MILITAR
O Presidente Lula e o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, realizaram uma série de mudanças na liderança das Forças Armadas, que envolveram tanto a substituição de posições quanto a promoção de dez militares.
Os decretos que confirmam as alterações foram publicados na quarta-feira (26) no Diário Oficial da União, marcando a maior mudança desde maio. As mudanças seguiram sugestões enviadas anteriormente pelo comandante do Exército, General Tomás.
Pontos Principais:
- Troca de lideranças: Entre as mudanças realizadas, destaca-se a substituição do chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste, além de várias outras alterações em postos de comando e direção tanto do Exército quanto da Marinha.
- Promoções militares: Além das mudanças nas posições de liderança, o presidente Lula e o ministro da Defesa promoveram dez militares, elevando seus postos tanto no Exército quanto na Marinha. Estas promoções incluem o avanço de militares para os postos de general e vice-almirante.
- Novos cargos assumidos: Dentre os militares promovidos, alguns assumiram novos cargos, como o caso do general Luiz Duarte de Figueiredo Neto, que foi nomeado como chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste, e do vice-almirante Sílvio Luís dos Santos, que agora ocupa o cargo de vice-chefe do Estado-Maior da Armada.
- Reestruturação das Forças Armadas: A atual liderança das Forças Armadas reflete as preferências do presidente Lula, após a exoneração e nomeação de diversos oficiais generais. Essas alterações indicam uma grande transformação na estrutura do topo das Forças Armadas, com impacto potencial na direção estratégica das mesmas.
- Comando do Exército: As mudanças seguiram sugestões enviadas anteriormente pelo comandante do Exército ao ministro da Defesa e ao presidente. Estas sugestões possivelmente influenciaram a recente onda de exonerações, nomeações e promoções, apontando para uma colaboração ativa entre a liderança militar e o governo.
Veja a lista das mudanças no Exército:
- O general Luiz Duarte de Figueiredo Neto foi nomeado chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste.
- O general Marco Alessandro da Silva foi nomeado comandante do 1º Grupamento de Engenharia, sendo exonerado do cargo de chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste.
- O general Rogério Cetrim de Siqueira é o novo comandante da 7ª Região Militar, sediada em Recife. Antes, ele era diretor de Obras de Cooperação.
- O general Flavio Marcus Lancia Barbosa foi nomeado comandante Logístico, deixando o cargo de chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.
- O general Flavio Mayon Ferreira Neiva foi nomeado subcomandante Logístico, deixando o cargo de chefe de Coordenação de Operações Logísticas.
- O general Ulisses Mesquita Gomes assume a chefia de Operações Logísticas, deixando de ser adido à Secretaria-Geral do Exército.
- O general Guilherme Langaro Bernardes foi nomeado diretor de Obras de Cooperação, deixando o comando do 1º Grupamento de Engenharia.
- O general Jason Silva Diamantino foi nomeado diretor de Contabilidade.
- O general Mauco Aurélio Baldassarri assume a chefia do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Leste, deixando de ser comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.
- O general Talmo Evaristo do Nascimento foi nomeado novo comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.
- O general Eron Pacheco da Silva foi nomeado chefe de Material.
Marinha
O governo nomeou ainda os seguintes oficiais dentro do Comando da Marinha:
- Vice-almirante Sílvio Luís dos Santos para o cargo de vice-chefe do Estado-Maior da Armada.
- Vice-almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior para o cargo de comandante do 5º Distrito Naval.
- Vice-almirante Rogerio Pinto Ferreira Rodrigues para o cargo de diretor de Aeronáutica da Marinha.
- Contra-almirante Emerson Gaio Roberto para o cargo de comandante da Força Aeronaval.
- Contra-almirante Ricardo Jaques Ferreira para o cargo de secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar.
- Contra-almirante Ricardo Lhamas Guastini para o cargo de diretor de Assistência Social da Marinha.
Promovidos
Lula e Múcio promoveram 10 militares, no Exército e da Marinha. Confira a seguir:
- Francisco Carlos Machado Silva, general do Exército.
- Edson Massayuki Hiroshi, general de Divisão Combatente do Exército.
- Luiz Duarte de Figueiredo Neto, general de Brigada Combatente do Exército.
- Eron Pacheco da Silva, general de Brigada Combatente do Exército.
- Talmo Evaristo do Nascimento, general de Brigada Combatente do Exército.
- Jason Silva Diamantino, general de general de Brigada Intendente do Exército.
- Alexandre Rabello de Faria, almirante de Esquadra do Corpo da Armada da Marinha.
- Rogério Pinto Ferreira Rodrigues, vice-almirante do Corpo da Armada da Marinha.
- Carlos André Coronha Macedo, vice-almirante do Corpo da Armada da Marinha.
- Ricardo Lhamas Guastini, contra-almirante do Corpo da Armada da Marinha.