Militares

Lula Promove, Exonera e Aposenta Oficiais em maior movimento nas Forças Armadas desde maio


REVISTA SOCIEDADE MILITAR

O Presidente Lula e o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, realizaram uma série de mudanças na liderança das Forças Armadas, que envolveram tanto a substituição de posições quanto a promoção de dez militares.

Os decretos que confirmam as alterações foram publicados na quarta-feira (26) no Diário Oficial da União, marcando a maior mudança desde maio. As mudanças seguiram sugestões enviadas anteriormente pelo comandante do Exército, General Tomás.

Pontos Principais:

  1. Troca de lideranças: Entre as mudanças realizadas, destaca-se a substituição do chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste, além de várias outras alterações em postos de comando e direção tanto do Exército quanto da Marinha.
  2. Promoções militares: Além das mudanças nas posições de liderança, o presidente Lula e o ministro da Defesa promoveram dez militares, elevando seus postos tanto no Exército quanto na Marinha. Estas promoções incluem o avanço de militares para os postos de general e vice-almirante.
  3. Novos cargos assumidos: Dentre os militares promovidos, alguns assumiram novos cargos, como o caso do general Luiz Duarte de Figueiredo Neto, que foi nomeado como chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste, e do vice-almirante Sílvio Luís dos Santos, que agora ocupa o cargo de vice-chefe do Estado-Maior da Armada.
  4. Reestruturação das Forças Armadas: A atual liderança das Forças Armadas reflete as preferências do presidente Lula, após a exoneração e nomeação de diversos oficiais generais. Essas alterações indicam uma grande transformação na estrutura do topo das Forças Armadas, com impacto potencial na direção estratégica das mesmas.
  5. Comando do Exército: As mudanças seguiram sugestões enviadas anteriormente pelo comandante do Exército ao ministro da Defesa e ao presidente. Estas sugestões possivelmente influenciaram a recente onda de exonerações, nomeações e promoções, apontando para uma colaboração ativa entre a liderança militar e o governo.

Veja a lista das mudanças no Exército:

  1. O general Luiz Duarte de Figueiredo Neto foi nomeado chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste.
  2. O general Marco Alessandro da Silva foi nomeado comandante do 1º Grupamento de Engenharia, sendo exonerado do cargo de chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste.
  3. O general Rogério Cetrim de Siqueira é o novo comandante da 7ª Região Militar, sediada em Recife. Antes, ele era diretor de Obras de Cooperação.
  4. O general Flavio Marcus Lancia Barbosa foi nomeado comandante Logístico, deixando o cargo de chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.
  5. O general Flavio Mayon Ferreira Neiva foi nomeado subcomandante Logístico, deixando o cargo de chefe de Coordenação de Operações Logísticas.
  6. O general Ulisses Mesquita Gomes assume a chefia de Operações Logísticas, deixando de ser adido à Secretaria-Geral do Exército.
  7. O general Guilherme Langaro Bernardes foi nomeado diretor de Obras de Cooperação, deixando o comando do 1º Grupamento de Engenharia.
  8. O general Jason Silva Diamantino foi nomeado diretor de Contabilidade.
  9. O general Mauco Aurélio Baldassarri assume a chefia do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Leste, deixando de ser comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.
  10. O general Talmo Evaristo do Nascimento foi nomeado novo comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.
  11. O general Eron Pacheco da Silva foi nomeado chefe de Material.

Marinha

O governo nomeou ainda os seguintes oficiais dentro do Comando da Marinha:

  • Vice-almirante Sílvio Luís dos Santos para o cargo de vice-chefe do Estado-Maior da Armada.
  • Vice-almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior para o cargo de comandante do 5º Distrito Naval.
  • Vice-almirante Rogerio Pinto Ferreira Rodrigues para o cargo de diretor de Aeronáutica da Marinha.
  • Contra-almirante Emerson Gaio Roberto para o cargo de comandante da Força Aeronaval.
  • Contra-almirante Ricardo Jaques Ferreira para o cargo de secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar.
  • Contra-almirante Ricardo Lhamas Guastini para o cargo de diretor de Assistência Social da Marinha.

Promovidos

Lula e Múcio promoveram 10 militares, no Exército e da Marinha. Confira a seguir:

  1. Francisco Carlos Machado Silva, general do Exército.
  2. Edson Massayuki Hiroshi, general de Divisão Combatente do Exército.
  3. Luiz Duarte de Figueiredo Neto, general de Brigada Combatente do Exército.
  4. Eron Pacheco da Silva, general de Brigada Combatente do Exército.
  5. Talmo Evaristo do Nascimento, general de Brigada Combatente do Exército.
  6. Jason Silva Diamantino, general de general de Brigada Intendente do Exército.
  7. Alexandre Rabello de Faria, almirante de Esquadra do Corpo da Armada da Marinha.
  8. Rogério Pinto Ferreira Rodrigues, vice-almirante do Corpo da Armada da Marinha.
  9. Carlos André Coronha Macedo, vice-almirante do Corpo da Armada da Marinha.
  10. Ricardo Lhamas Guastini, contra-almirante do Corpo da Armada da Marinha.

Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo