O DIA NA HISTÓRIA
Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
29.7.23 – BOM DIA!
RONDÔNIA
1926 – Um incêndio criminoso num pasto com 90 reses, na área da estação telegráfica, em Porto Velho, colocou em risco o abastecimento de “carne verde” na cidade.
1947 – Circula o primeiro número de “O Guaporé” órgão do governo do Território para divulgar suas ações.
1982 – Em Porto Velho, antes de ia a Vilhena onde foi inaugurar o aeroporto da cidade, o presidente João Figueiredo defendeu a volta da democracia e cobrou apoio do povo rondoniense ao projeto.
1982 – O presidente João Figueiredo inaugura o aeroporto de Vilhena.
1985 – O delegado Sílvio Machado, responsável pelo inquérito que apura o assassinato do padre Ezequiel Ramim, anunciou para logo a entrega do relatório e os nomes dos envolvidos. (Ass SESEG)
29 – 1987 – Instalado, com 38 membros, o capítulo Demoley “Governador Jorge Teixeira”, na loja maçônica “Estrela Renascente”, em Porto Velho.
COMEMORA-SE
Dia Nacional do Parapsicólogo. Dia da Identificação. Dia Mundial do Tigre (ONU).
BRASIL
1846 – Nasce Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bourbon e Bragança, Princesa Isabel, “A Redentora” (m. 1921). 1839 – Proclamada a república catarinense, em Laguna (SC).
MUNDO
1890 – Morre o pintor holandês Vincent van Gogh (n. 1853), por suicídio. 1981 — Via TV, quase 1 bilhão de pessoas assistem o casamento do Príncipe de Gales com Diana Spencer, a Lady Di.
Católicos lembram Santa Marta, Irmã de Lázaro. São Lázaro, Santa Beatriz, São Félix da via Portuense.
FOTO DO DIA
Desfile de Sete de Setembro em Ariquemes, quando a cidade estava ainda dava seus primeiros passos, provavelmente 1977/78. Ariquemes foi um dos locais onde Rondon instalou postos telegráficos.
A região abrigava seringais, mas se desenvolveu mais ainda quando começou a “corrida” em busca da cassiterita, na década de 1960, quando a o local era também chamado “Vila Papagaio”.
Na década de 1970 o Incra iniciou a implantação de um projeto direcionado à cacauicultura, e em 1976 o governador Humberto Guedes (1975/79) determinou ao arquiteto Antonio Carlos Cabral Carpintero, prefeito de Porto Velho – cuja área ia até Vilhena, a estudar a criação de uma cidade ali.
Da prancheta surgiu a “Nova Ariquemes”, como chamada em início, a divisão da cidade em setores, prevendo também áreas institucionais, comerciais e de serviços. As casas dos moradores, em terrenos com a mesma metragem, tinham, em maioria, os banheiros fora da própria casa.
Mas a nova urbe não fez extinguir a antiga, onde surgiu ao invés da “Vila Papagaio” o Bairro Marechal Rondon, onde está o museu que mostra a evolução da região.