O DIA NA HISTÓRIA
Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
5.8.23 – BOM DIA!
RONDÔNIA
1917 – Confusão em Espiridião Marques (Guajará-Mirim): a distribuição de terras pelo delegado fiscal de Mato Grosso gera crise com a empresa Madeira-Mamoré, que se diz dona da área.
1950 – O vapor “Mauá”, com 150 toneladas de borracha, peles de animais e castanha, rumo a Belém (PA), naufraga num pedral do Rio Madeira, em Manicoré (AM), sem vítima fatal.
1967 – Falece no Rio de Janeiro o ex-governador Araújo Lima, autor da letra do poema “Céus de Rondônia”, a seguir hino oficial do Estado.
1983 – À véspera da promulgação da 1ª Constituição estadual o governador Jorge Teixeira promove Rolim de Moura e Cerejeiras a municípios, e causa a 1ª crise entre Executivo e Legislativo.
1990 – Série de reportagens do jornal Alto Madeira, “A caminhada da Desilusão – o efeito boomerangue da colonização” mostra o desencanto de muitos que vieram em busca do Eldorado.
COMEMORA-SE
Dia Nacional da Saúde. Dia Nacional da Vigilância Sanitária. Dia Nacional da Farmácia Dia Internacional da Cerveja (data móvel). Dia Mundial da Ostra.
Católicos celebram Nossa Senhora das Neves. Osvaldo da Nortúmbria.
BRASIL
1872 – Nasce o cientista Osvaldo Cruz (m. 1917), responsável pela erradicação da peste bubônica, febre amarela, e da varíola no país. 1827 – Nasce Deodoro da Fonseca (m. 1891), líder do golpe que gerou a Proclamação da República. 2016 – Início dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro,
MUNDO
1930 – Nasce Neil Amstrong (m.2012), primeiro ser humano, em 1969, a pisar na Lua. 1962 – Na África do Sul Nelson Mandela é preso liberado só em 1990.
FOTO DO DIA
Preso na intentona integralista de 1937, o engenheiro Joaquim de Araújo Lima, depois de solto vem para Porto Velho onde dirigiu a ferrovia Madeira-Mamoré e em 1951 o primeiro civil a governar o Território Federal do Guaporé.
O Território tinha só 2 municípios, Porto Velho e Guajará-Mirim, onde ele iniciou obras importantes, como o hospital e o Grupo Escolar Simon Bolivar. Na capital, iniciou as construções do Palácio “Presidente Vargas”, do Porto Velho Hotel (depois Palácio das Secretarias do Governo de Rondônia e Unir-Centro), o Fórum Judiciário e o prédio do colégio “Carmela Dutra”.
Seu governo investiu em Educação e Saúde, na capital e interior, nas então vilas de Abunã, Costa Marques, Ariquemes, Vila Rondônia (Ji-Paraná), Ariquemes, e Guajará-Mirim.
Araújo Lima (patrono da avenida popularmente conhecida em Porto Velho por “Abunã”), é autor da letra da poesia “Céus do Guaporé” (depois “Céus de Rondônia” e, a partir de 1982, Hino do Estado).
Mais em https://rondonia.ro.gov.br/historia-de-rondonia-joaquim-de-araujo-lima-o-4o-governador-iniciou-as-obras-do-palacio-presidente-vargas-o-colegio-carmela-dutra-e-escolas-rurais/
(F. Palácio “Presidente Vargas”, em construção, como a maioria, obras do engenheiro e arquiteto José Otino de Freitas)