Eventos

Como preparar o setor logístico para a Black Friday de 2023


Especialista da Pitney Bowes lista algumas estratégias para a preparação da Black Friday.

A Black Friday é um dos eventos mais aguardados do ano, tanto para os consumidores quanto para as empresas. No setor logístico, essa data representa um desafio significativo ao aumento expressivo na demanda por entregas. Murilo Namura, Head of Sales da Área de Equipamentos da Pitney Bowes, multinacional especializada em soluções de logística, envio de documentos, encomendas e pacotes, explica que para garantir que a operação logística da empresa esteja preparada para a data é essencial adotar estratégias sólidas que otimizem a eficiência e satisfaçam os clientes.

“O cenário econômico de 2023 permanece desafiador para os e-commerces e varejistas, porém a expectativa do consumidor é realizar compras durante este período para garantir descontos mais atrativos”, explica Murilo.

Segundo dados do Fórum E-commerce Brasil, os setores que mais obtiveram resultados positivos em 2022 foram Moda e Acessórios, Beleza e Perfumaria, Alimentos e Bebidas, Ar e Ventilação e Utilidades Domésticas. Outro dado que movimenta a cadeia logística é de que os pedidos com frete grátis representaram 64% das compras feitas no evento, no mesmo período.

Pensando em ajudar as empresas a se prepararem, a Pitney Bowes listou algumas estratégias. Confira:

1 – Previsão de Demanda Aprimorada

A análise de dados é uma ferramenta crucial para antecipar a demanda durante a Black Friday. Utilize dados históricos e tendências recentes para prever picos de venda. Isso permitirá que você ajuste seus níveis de estoque e alocação de recursos de maneira eficaz, evitando escassez ou excesso.

2 – Otimização de Estoque e Armazenamento

A gestão eficiente de estoque é fundamental. Mantenha uma comunicação constante com seus fornecedores para garantir que as mercadorias cheguem a tempo. Considere a possibilidade de utilizar espaços de armazenamento adicionais temporários, se necessário. Isso ajudará a evitar gargalos logísticos e a garantir que os produtos estejam prontos para entrega.

3 – Parcerias com Transportadoras

Estabeleça parcerias sólidas com empresas de transporte e logística. Planeje com antecedência as rotas de entrega mais eficientes e estabeleça cronogramas claros. Considere a contratação de serviços de entrega expressa para atender aos prazos rigorosos da Black Friday.

4 – Automação e Tecnologia Avançada

A automação desempenha um papel vital na otimização das operações logísticas. Use sistemas de gerenciamento de armazéns (WMS) e rastreamento em tempo real para acompanhar os movimentos de estoque e entrega. A automação também pode ser aplicada ao processo de recebimento, separação, classificação, armazenagem, embalagem e distribuição, agilizando a preparação para o envio de forma eficiente e automatizada.

Implantar soluções de sortagem, esteiras automáticas e balanças que permitem maior acuracidade, evitando erros manuais, faz com que a operação como um todo possa ser mais produtiva, mitigando erros e aumentando a agilidade com que os pedidos saem para as casas dos consumidores.

5 – Atendimento ao cliente aprimorado

Durante a Black Friday, a experiência do cliente é fundamental. Mantenha os clientes informados sobre o status de seus pedidos por meio de notificações em tempo real. Ofereça opções flexíveis de entrega, como retirada na loja ou entrega agendada, para acomodar diferentes preferências.

“É preciso compreender, também, que a Black Friday desencadeia um período atrativo ao mercado, pois fomenta não somente o mês de descontos, mas o período de festas de final de ano e liquidação no início de 2024. Estar bem-preparado para ter uma operação flexível, que atenda à demanda e às necessidades cada vez mais em horas do consumidor, é essencial para atender ao seu cliente”, finaliza Murilo.

Sobre a Pitney Bowes Brasil

Pitney Bowes (NYSE: PBI) é uma empresa global de remessa e correio que fornece tecnologia, logística e serviços financeiros para mais de 90% das empresas Fortune 500. Pequenos negócios, varejo, empresas e clientes governamentais em todo o mundo confiam na Pitney Bowes para remover a complexidade do envio de correio e encomendas. Para obter informações adicionais, acesse o site.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo