O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


Sábado, 02 de setembro de 2023
Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1917 – A Superintendência (prefeitura) de Porto Velho busca junto ao governo do Estado liberação de recursos para construção de casas para famílias de baixa renda.
1919 – O povoado de Porto Velho passa à categoria de cidade, conforme a lei amazonense 1.011/19.
1949 – Em frente à vila de Três Casas, a poucas milhas de Porto Velho, um batelão afundou, com perda total de mercadorias, mas sem vítimas.
1967 – O ministro dos Transportes, Mário Andreazza, confirmou a ida do presidente Costa e Silva a Manaus em outubro, para iniciar as rodovias, Manaus/Boa Vista (RR) e Manaus/Porto Velho.
1987 – A Assembleia Legislativa inicia a análise do projeto de lei do deputado Osvaldo Piana que regula os cargos de comunicação social na área estadual.
1990 – Caso o STJ decida pelo afastamento do governador Jerônimo Santana – o vice e o presidente da Assembleia são candidatos ao governo, assumirá o presidente do Judiciário.
COMEMORE
Dia do Florista. Dia da Kombi. Dia do Repórter Fotográfico.
Católicos celebram São Zenão, Santa Dorotéia
BRASIL
1822 — A princesa regente Maria Leopoldina assina o decreto da Independência do Brasil. 1961 — 1961 — Começa no país o período parlamentarista, que em 1963 acaba. 2018 — O Museu Nacional do Brasil é destruído por um incêndio, perdendo mais de 90% de seu acervo.
MUNDO
1945 – Num encouraçado norte-americano, na ilha de Okinawa, o Japão assina a rendição incondicional e acaba a II Guerra Mundial. 44 a.C. – Cícero lança a primeira das suas Filípicas sobre Marco Antônio. 2008 — Google lança seu navegador Google Chrome.
FOTO DO DIANatural de Guadalupe, Piauí, o desembargador Dimas Ribeiro da Fonseca, entrou para a história política de Rondônia ao ocupar – e por duas vezes, a governadoria do Estado, durante a gestão Jerônimo Santana (1987/91).
Como desembaregador inicia sua carreira no MP mineiro, em Unaí e em 1967 integra o MP do Distrito Federal e Territórios. Convidado pelo governador Jorge Teixeira para integrar o Judiciário que estava sendo instalado em Rondônia, foi o último dos sete primeiros desembargadores a assumir, em março de 1982 e, até a aposentadoria, em 2001, exerceu vários cargos, inclusive a presidência do Judiciário, entre 1990 a 1992, período em que por duas vezes o Dr, Dimas ficou à frente do governo estadual.
Era um momento muito tenso na política local. Com certeza aquele período foi o “inferno astral” do governador Jerônimo Santana, que enfrentava pedidos de afastamento do cargo, atraso de pagamento de servidores, greves sindicais etc. Eleito em 1986, Jerônimo perdera a disputa de 1982 ao Senado, e a eleição dele a governador foi o seu “canto do cisne” político.
(Foto de uma das vezes que o Dr.Dimas assumiu o governo. Acervo do Centro de Memória e Cultura do TJRO)


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo