O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


Domingo, 3 de setembro de 2023 .
por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1953 – Em visitação a todas as capitais do país, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima está em Porto Velho, no colégio Auxiliadora e levada às enfermarias do hospital São José.
1925 – Definida a eleição no Amazonas, para Superintendentes (prefeitos) e Intendentes (vereadores), dia 20 de dezembro.
1950 – Candidato à reeleição, o deputado federal Aluízio Ferreira vai concorrer na “Coligação Democrática do Guaporé” (PTB, PST, PRP, UDN e PSD).
1982 – O Conselho Federal de Educação aprova o Estatuto da Universidade Federal/RO, faltando só a assinatura da ministra Ester Ferraz e a publicação no D.O. da União
1987 – Confirmado o I Encontro de Jornalistas de Rondônia, promoção do Sindicato da categoria. O presidente Paulo Queiroz anuncia mais de 100 inscrições.
COMEMORE
Dia Nacional do Biólogo, Dia Nacional do Guarda Civil,
Católicos celebram São Gregório Magno,
BRASIL
1759 — Por ordem do Marquês de Pombal os jesuítas são expulsos da colônia. 1965 – Inauguração do Museu da Imagem e do Som (RJ).
MUNDO
1803 – Nasce Prudence Candall (m. 1889), que fundou a 1ª escola multirracial nos EUA, e chegou a ser condenada por isso. 1939 — França, Reino Unido, Nova Zelândia e Austrália declaram guerra à Alemanha após a invasão da Polônia.
FOTO DO DIADE RO PARA O MUNDO
O prédio é da Teleron – Telecomunicações de Rondônia, empresa extinta há alguns anos, mas que prestou grandes serviços numa época muito difícil, em que as distâncias ficavam ainda maiores em razão das dificuldades de se comunicar.
Com milhares de pessoas chegando, atraídas pelo Eldorado rondoniense, depois de uma viagem mais que cansativa e difícil numa rodovia sem asfalto e que, a qualquer chuvisco ficava intransitável, para muitos o primeiro pensamento era dizer a quem ficou que já haviam chegado.
O prédio é da Teleron, em Jaru, fácil de reconhecer em razão da propaganda política da época, aparecendo bem, à esquerda, o nome do candidato do PMDB, Sidney Guerra, e à direita o candidato do PFL, Francinaldo, eleição de 1988 que Guerra venceu.
Era comum a fila dos que pretendiam telefonar, em qualquer posto da Teleron, o que podia levar muitas horas até conseguir ser chamado pela telefonista para falar com quem pretendia, e, enquanto isso, quem estava na espera aproveitava para conhecer os outros, tratar de negócios, para “matar o tempo”.
(F. Adelandio José Martion/Rondônia Minha Querida Rondônia)


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo