O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


Segunda Feira, 04 de setembro de de 2023.
Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1911 – A ferrovia Madeira-Mamoré chega a Abunã, onde seria construída a maior das estações da EFMM afora as de Porto Velho e Guajará-Mirim.
1919 – O grupo Espírita de Porto Velho confirmou o lançamento, dia 7 de setembro, do seu informativo “A Luz da Verdade”.
1947 – Depois de 18 meses o prefeito Carlos Augusto Mendonça deixa o cargo, muito elogiado pelos trabalhos que realizou.
1955 – O Hospital São José, único de Porto Velho, ganha um Centro de Estudos, voltado a pesquisas em doenças da região.
1982 – Um dos pontos turísticos de Porto Velho, a cachoeira de Samuel, teve várias partes explodidas, para dar lugar à construção da hidrelétrica de Samuel.
1990 – Madeireiros que atuam na região de Rolim de Moura e Alta Floresta (RO) são acusados de contratar pistoleiros para matar sertanistas da Funai.
COMEMORE
Dia Mundial do Taekwondo. Dia da Saúde Sexual.
Católicos celebram Santa Rosália.
BRASIL
1850 – Entra em vigor a Lei “Eusébio de Queiroz”, proibindo o tráfico de escravos para o Brasil. 1842 – D. Pedro II casa com a princesa Teresa Cristina Maria de Bourbon, chamada “Mãe dos Brasileiros”. 1875 — Em Mossoró (RN) acontece o “Motim das Mulheres”,contra a obrigatoriedade do alistamento militar.
MUNDO
476 – A queda do Império Romano dá início à Idade Média. 1998 – Os estudantes Larry Page e Sergey Brin, da Universidade Stanford, fundam o Google.
FOTO DO DIAPREFEITO CARLOS MENDONÇA
Entre fevereiro de 1946 e agosto de 1947 o jornalista Carlos Augusto Mendonça foi o prefeito de Porto Velho, o 17º desde a instalação do município em 1915. Dentre as ações desenvolvidas estão a organização administrativa da prefeitura, a construção de casas para famílias de rua, implantação de meio fio, sarjetas.
Junto à Fundação Sesp foram feitos estudos para abastecimento de água pura e esgotos na cidade, e iniciou estudos para implantar serviços telefônicos na cidade.
O prefeito Carlos Augusto Mendonça também foi responsável pela recomposição da Praça Jonathas Pedrosa (FOTO), além de ter promovido o primeiro calçamento em granito de uma via urbana da cidade, no caso o trecho entre a prefeitura (assinalada) e a praça, conforme Antonio Cantanhede, em “Achegas para a História de Porto Velho”.
A “Jonathas Pedrosa” foi construída em 1915, inicialmente com o nome “Praça Amazonas”, sobre a área chamada “barreiro das antas”, e em 1917 o prefeito Fernando Guapindaia deu a denominação que é conhecida até agora.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo