O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


Terça feira, 05 de setembro de 2023
por:Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1919 – Circula em Porto Velho o jornal A Luz da Verdade, o 1º veículo de caráter religioso (Espírita) na região.
1942 – Última vez em que o município amazonense de Porto Velho festejou a criação, em 1850, da Província do Amazonas – em 1943 Porto Velho já seria capital do Território Federal do Guaporé.
1967 – Decreto do presidente Costa e Silva transfere do Ministério do Interior para o da Educação o sistema escolar dos Territórios.
1981 – Senadores e deputados do MDB contestam propostas de passagens de Territórios a Estados. No caso de Rondônia a mudança deve ser este ano. (AM)
1984 – O problema de energia elétrica em Rondônia é grave. Em Cacoal, funcionários da Centrais Elétricas/Ceron temem agressões ao andar nas ruas.
COMEMORE
Dia da Amazônia. Dia dos Irmãos . Dia Internacional da Caridade. Dia do Oficial de Farmácia. Dia da Raça Brasileira. Dia Internacional da Mulher Indígena.
Católicos celebram Santa Madre Teresa de Calcutá. Santos Mártires Aconto, Taurino, Nono e Herculano.
BRASIL
1850 – A capitania de São José da Barra do Rio Negro é emancipada do Pará, passando à condição de Província do Amazonas. 1961 – O Vice-presidente João Goulart volta ao Brasil para assumir a presidência depois da renúncia de Jânio Quadros.
MUNDO
1972 – Terroristas do “Setembro Negro” invadem o alojamento israelense nos Jogos Olímpicos de Munique, matando 11 atletas. 1494 – O Tratado de Tordesilhas é ratificado. 1857 – Morre Auguste Comte (n. 1798), filósofo criador do positivismo.
FOTO DO DIA
A CIBRAZEM EM RONDÔNIA
1983 – Com o Estado completando dois anos de criação, e o forte crescimento da economia à base de produção rural, o presidente João Figueiredo veio a Ouro Preto/RO.
Naquela cidade a programação da visita de Figueiredo atendeu a uma cobrança constantes dos produtores, a implantação de uma Unidade da Cibrazem.
A inauguração da Unidade da Cibrazem passou a tender toda a região que, além de Ouro Preto, envolvia Ji-Paraná, Jaru, Vale do Paraíso, Urupá, Nova Uni]ao, Mirante da Serra e outras comunidades.
Durante sua vinda naquela ocasião Figueiredo também teve outra agenda de alto interesse para Rondônia e Acre, verificar o andamento do asfaltamento da rodovia BR-364, o que ele inauguraria no ano seguinte.
Na comitiva, além do governador Jorge Teixeira (logo atrás do presidente) estava o presidente da Codaron William Cury (de barba) e os ministros Amauri Stábile (Agricultura), Danilo Venturini (Extraordinário de Reforma Agrária), Mário Davi Andreazza (Transportes), e César Cals (Minas e Energia).
(Foto e informações de Montezuma Cruz)


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo