O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


Sábado, 07 de outubro de 2023 
Por: Lúcio Albuquerque
ERRATA – A foto da coluna de ontem era do jornalista Petrônio de Almeida Gonçalves e não do Sr. Abemor. Desculpem.
RONDÔNIA
1923 – Está em fase final de preparação o “scratch” futebolístico da Liga Desportiva Portovelhense, para o jogo do dia 12, em Porto Velho, contra a seleção de Riberalta (BOL).
1950 – Em menos de um mês os vapores Mauá e Sobral, vindos pelo Rio Madeira rumo a Porto Velho, naufragaram próximo a São Carlos, com perdas totais de cargas, mas sem vítimas.
1952 – Dois dos mais antigos funcionários da Madeira-Mamoré, Charles Shockness e Percival Norman Davy, foram homenageados pelo Rotary Club, em jantar solene no Hotel Brasil.
1990 – O jornalista João Tavares acompanha o preparo das praias para a desova dos quelônios, no Rio Guaporé, projeto iniciado em 1976, agora com participação do governo boliviano.
1990 – Em 1989 os berçários de quelônios do Guaporé liberaram 70 mil filhotes, prevendo para 1990 mais de 100 mil; e a implantação de programas de preservação de jatuarana e tambaqui.
COMEMORE
Dia do Compositor Brasileiro.
Católicos celebram Nossa Senhora do Rosário. São Marcos, papa. Santos Sérgio e Baco, mártires.
BRASIL
1984 – Nasce, no Paraná, Anna Paula Caldeira, o primeiro bebê de proveta brasileiro. 1971 – Henrique Mecking, o “Mequinho”, é o 1º brasileiro a vencer o Torneio Internacional de Xadrez, aos 19 anos.
MUNDO
1913 — A Ford Motor Company introduz a primeira linha de montagem de veículos em movimento. 1950 — Madre Teresa de Calcutá (Santa Madre Tereza de Calcutá) funda a Ordem das Missionárias da Caridade.
FOTO DO DIANAS ONDAS DO RÁDIO…. (III)
Com a chegada da Rádio Caiari, onde um personagem, o então padre Vítor Ugo, teve papel fundamental, época em que o número de aparelhos de rádios deixava de ser exclusividade de quem ganhava mais, em razão das lojas que vendiam “a prestação”.
A história da rádio Caiari é contada pelo jornalista Sílvio – Zé Catraca – Santos (+ 2021), com destaque para a figura do padre, comunicador e historiador Vitor Ugo, que teve o nome aportuguesado para “Hugo”.
“No meio do ano de 1960 o padre Vitor Ugo colocou no ar, ainda em fase experimental, a rádio Caiari, usando um transmissor de radioamador, na frequência da Rádio Difusora do Guaporé que encerrara suas atividades. O estúdio era embaixo da escadaria do Colégio Dom Bosco” (*).
Vitor Ugo além de padre, jornalista, secretário de Estado da Cultura, foi autor do livro “Desbravadores”, em que narra a ação dos religiosos na região, e fundador da Academia de Letras de Rondônia..
(*) – https://tudorondonia.com/noticias/ze-atraca-um-registro-dificil,78734.shtml


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo