O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


Terça feira, 10 de outubro de 2023
Por: Lúcio Albuquerque
RONDÔNIA
1918 – Um grupo especial criado na empresa “The Brazil Railway”, da qual faz parte da Madeira-Mamoré, assume a reorganização do grupo.
1918 – Em Presidente Marques (Abunã) criada a “Empreza Fluvial Madeirense”, informa o jornalista Theodorico Campos. (AM)
10 – 1918 – Emendas orçamentárias do deputado federal Aluízio Ferreira beneficiam o sistema de águas e esgotos de Porto Velho, e os colégios N. S. do Calvário (G-Mirim), Auxiliadora e D. Bosco – PVh.
1959 – O governador Paulo Nunes Leal manda os funcionários Bismarck Marcelino, Manoel Bezerra e Ausier – Pirralho – Santos, trazer, por terra, de SP a Porto Velho um caminhão.
1959 –O caminhão “Bandeirante” veio por terra até Cáceres (MT), depois de balsa pelos rios Guaporé/Mamoré até Guajará-Mirim e, por trem da EFMM, chegando a Porto Velho dia 19 de novembro.
1983 – Nomeada procuradora-geral de Justiça do Estado, Ledy Fernandes torna-se na primeira mulher a chegar a tal função no país.
1989 – Primeira edição do jornal Folha de Vilhena.
1990 – Um membro de uma das seções apuradoras é flagrado transferindo votos do mapa de apuração de um para outro candidato a deputado federal.
COMEMORE
Dia Mundial da Saúde Mental. Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas. Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. Dia do Empresário Brasileiro. Dia Mundial do Lions Clube. Dia Nacional da Guarda Municipal.
Católicos celebram São Daniel Comboni, São Paulino de York, Santos Daniel, Paulino e companheiros (mártires franciscanos)
BRASIL
1822 — Em menos de 24 horas são demitidos do gabinete ministerial, e readmitidos, os ministros José Bonifácio de Andrada e Silva e Martim Francisco Ribeiro de Andrada. 1962 – O Santos vence o Benfica (4×2) e se torna o 1º clube brasileiro a ganhar o mundial interclubes. 1966 – A “Banda”, interpretada por Nara Leão, e ”Disparada”, interpretada por Jair Rodrigues dividem o 1º lugar no II Festival de MPB.
MUNDO
1903 — Fundada a União Social e Política das Mulheres. 1963 — Morre a cantora Edith Piaf (n. 1915), que em 2005 foi citada entre as 10 maiores personalidades da França. 2003 — Cientistas testam a teoria da gravidade de Einstein através da sonda Cassini.
FOTO DO DIAA ELEGÂNCIA FEMININA
A estreia da coluna “Pingos Sociais” no jornal “O Guaporé” (PVh) trouxe para o mundo literário uma das colunistas, a professora Yeda Pinheiro (Borzacov), e o tema escolhido foi a importância da elegância feminina.
Escrita em parceria com outra jovem, Carmen Veloso Boucinhas, a “Pingos Sociais”, publicada em 1963, lembrava “Há 4.500 anos as mulheres sumerianas (habitantes da Mesopotâmia) já procuravam ressaltar cada vez mais o porte elegante”.
A coluna lembra que se deve evitar confundir “elegância com beleza. Uma mulher pode ser elegante sem ser bonita ou ser bonita sem ser elegante”, e que há “a elegância natural e a elegância adquirida”.
Para elas, exemplo de mulher elegante, à época, era a rainha Elizabeth II, “dama de grande elegância, mas não ser considerada bonita em razão dos dentes salientes” e concluem sua lista de 1963 com Jack Kennedy, esposa do presidente Kennedy, “atual guia da elegância no mundo”.
Carmen Veloso era “Catya Lindon” e “Rosana” era Yeda (na foto recebendo, com professor Abnael Machado, o título de Professor Honoris Causa da Unir), depois autora de vários livros especialmente sobre Porto Velho e Guajará-Mirim.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo