O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


Quarta feira, 11 de outubro de 2023
Por: Lúcio Albuquerque
RONDÔNIA
1917 – A “Associação Instructiva e Recreativa (PVh) realiza um sarau, participando a menina (9 anos), Labib Mamud Aiech, que em 1922 seria a 1ª mulher a falar em reunião pública na cidade.
1940 – O presidente Getúlio Vargas chega a Porto Velho com ministros e assessores, para visita de 3 horas, mas fica 3 dias na cidade.
1977 – O presidente Ernesto Geisel promulga a Lei 6.448 criando os municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal, desmembrados do município de Porto Velho.
1981 – O presidente em exercício Aureliano Chaves envia ao Congresso o projeto criando o V Exército, sediado na Amazônia.
1987 Fuzileiros navais sediados em Manaus chegaram a Porto Velho para retirarem das margens e do canal navegável garimpeiros da calha do Rio Madeira.
COMEMORE
Dia Internacional das Meninas (ONU). Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Criação do Estado de M\ato Grosso do Sul.
Católicos celebram Santas Zenaide e Filonoila. Santo Emiliano. São Cainnech de Aghaboe (também venerado entre ortodoxos). São João XXIII. Santo Alexandre Sauli. São Gomário. São Nectário de Constantinopla.
BRASIL
1890 — A pena de morte é extinta no Brasil (reinstituída em 1969 e suprimida, sem uso, em 1988). Em 1904 — O padre Roberto Landell de Moura patenteia nos EUA suas invenções: (transmissor de ondas, telefone e telégrafo sem fio). 1905 — Surge a 1ª revista de quadrinhos do Brasil para crianças, O Tico Tico. 1944 – Na II Guerra Mundial a FEB conquista Barga, na Itália.
MUNDO
1962 — O Concílio Vaticano II torna-se o primeiro concílio ecumênico da Igreja Católica em 92 anos.
FOTO DO DIAA vinda de Getúlio Vargas a Porto Velho, de 11 a 13 de agosto de 1940, não aconteceu por intercessão do então diretor-geral da Madeira-Mamoré Aluízio Ferreira, nem foi uma surpresa, conforme se ouve por aqui.
No dia 1 de outubro o interventor do Amazonas Álvaro Maia comunicou ao prefeito Bohemundo Álvares Afonso, de Porto Velho (então município amazonense), que o presidente chegaria dia 10, conforme telegrama na edição do dia 2 do jornal “Alto Madeira”.
“A passagem do presidente Getúlio por essa cidade”, está na capa da edição do dia 2, e o telegrama de Álvaro Maia, que fora prefeito de Porto Velho, pede que Bohemundo prepare “uma recepção condigna com autoridades e o povo”.
Cidade pequena e de poucos recursos, o tempo desde o anúncio da vinda do presidente até quando ele desembarcou, deve ter sido de muitas atividades, incluindo de setores fora do mundo oficial, comoas costureiras e outros prestadores de serviço.
Getúlio foi embora satisfeito e em 1943 criava 5 Territórios Federais, um deles, o do Guaporé, em 1956 Rondônia.
(F. Moradores, em traje passeio, indo para o porto da Madeira-Mamoré receber o presidente)


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo