O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Quinta feira, 26 de outubro de2023


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1957 – Em Manaus um ex-soldado subordinado ao tenente Fernando Oliveira, desaparecido nas selvas do Território do Guaporé em 1945, dá uma nova versão do sumiço do oficial.
1981 – Para o ex-governador (1975/79) Humberto Guedes, é absurda a ideia de lideranças de Roraima e Amapá de atrelar a elevação dos dois Territórios ao projeto de criação do Estado de Rondônia.
1981 – Para o prefeito de Ji-Paraná, Assis Canuto, as citações sobre ser candidato ao Senado pelo PDS, ano que vem, refletem seus trabalhos em Rondônia desde o final da década de 1960.
1988 – Reviravolta no “caso Assis” – o fuzilamento do comprador de ouro Raimundo Assis: a Câmara Criminal do TJ deve oficializar que a própria viúva de Assis teve participação no crime. (AM)
26 – 1990 – Alegando haver documentos e um cofre no gabinete que era do senador Olavo Pires, 10 dias após a morte de Olavo sua família ainda não liberou o acesso do suplente Amir Lando ao local.
COMEMORE
Dia do Trabalhador da Construção Civil. Dia Nacional de Combate ao Glaucoma.
BRASIL
1936 – Criado o Movimento Pestalozziano no Brasil. 1922 – Nasce Darcy Ribeiro (m. 1997), antropólogo, político. 1976 — Morreu Emiliano Di Cavalcanti (n. 1897), um dos maiores pintores brasileiros de todos os tempos.
MUNDO
1863 – Criação do Comitê Internacional de Ajuda a Feridos (Depois Cruz Vermelha). 1994 — Jordânia e Israel assinam um tratado de paz.

Católicos celebram Santo Evaristo, São Ceda, São Demétrius, São Beano, São Alfredo de Wessex, São Cuteberto da Cantuária, São Demétrio,

FOTO DO DIA

Humberto da Silva Guedes governou o Território na fase mais pesada da migração rumo às terras de Rondônia (1975/1979), sempre defendendo a necessidade de criação do Estado, por isso trouxe para o Território técnicos de várias áreas profissionais.
“Eu, Maurílio Galvão, Cláudio Damasceno, José Aldenor Neves (todos economistas) e outros viemos para Rondônia. Foi o coronel Guedes quem começou a estruturar Rondônia. Programou todos os municípios, trouxe técnicos da UnB, o arquiteto e urbanista Sylvio Sawaya (USP), e outros especialistas, contando com a ajuda forte do capitão Sílvio Gonçalves de Farias (coordenador do Incra)”, lembrou o economista Sílvio Persivo (*).
Em 1975, quando assumiu, o Território tinha 2 municípios (Porto Velho e Guajará-Mirim). Apoiado pelo presidente Ernesto Geisel foram criados mais 5, em 1976 – Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal, desmembrados de Porto Velho.
(*) https://rondonia.ro.gov.br/historia-de-rondonia-enquanto-a-esposa-criou-bairro-com-flagelados-humberto-guedes-colheu-espinhos-do-drama-fundiario/
Foto: Guedes conta votos na consulta aos moradores da “velha” Ariquemes sobre o projeto da cidade nova.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo